Política

Ação contra governo Bolsonaro por distribuição de doses será apresentada ao STF nesta quinta, diz Rui

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/08/2021, às 19h03   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) anunciou, na noite desta quarta-feira (18), que a ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) contra o Ministério da Saúde por causa da distribuição de doses de vacinas contra covid-19 será apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (19).

Pela manhã, em entrevista à rádio Metrópole, Rui já havia anunciado que acionaria o STF contra o governo Bolsonaro, mas não havia informado uma data.

Um levantamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontou uma defasagem de pelo menos 860 mil doses de vacinas contra a covid-19 por causa do modelo de distribuição adotado pelo governo federal, que leva em consideração a distribuição por grupos prioritários ao invés da população dos estados.

Nesta quarta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já anunciou que a pasta mudou o cálculo de distribuição de vacinas e afirmou que vai compensar estados que, até agora, receberam menos doses por número de habitantes. A mudança foi decidida para acompanhar a alteração do plano de vacinação de grupos prioritários para faixas etárias.

Dados apresentados pelo ministério mostram que, na distribuição feita até agora, pelo menos 12 estados receberam menos vacinas do que deveriam.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp