Política

Rodrigo Pacheco: "Não antevejo fundamentos para impeachment de ministro do Supremo"

Reprodução/CNN Brasil
Bnews - Divulgação Reprodução/CNN Brasil

Publicado em 20/08/2021, às 20h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, na noite desta sexta-feira (20), que não antevê fundamentos que justifiquem o impeachment do ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentado hoje pelo Palácio do Planalto.

"Terei muito critério e, sinceramente, não antevejo fundamentos técnicos, políticos e jurídicos para impeachment do ministro do Supremo, como também não antevejo em relação a impeachment de presidente da República", afirmou o senador a jornalistas.

No dia 14, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou em suas redes sociais que processaria os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso - que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, houve apenas o pedido contra Moraes.

No documento, Bolsonaro diz que "não se pode tolerar medidas e decisões excepcionais de um ministro do Supremo Tribunal Federal que, a pretexto de proteger o direito, vem ruindo com os pilares do Estado Democrático de Direito".

Na coletiva de imprensa, Pacheco afirmou que ouvirá os responsáveis técnicos para analisar o caso. "Cumprirei meu papel como presidente do Senado", afirmou Pacheco. 

O presidente do Sneado também disse que o "instituto do impeachment não pode ser mal usado, banalizado" e pediu respeito ao estado democrático de direito e união entre os Poderes, inclusive com a realização do encontro entre os chefes do Legislativo, do Judiciário e do Executivo. 

"Gostaria muito que toda essa energia que está sendo gasta no Brasil de criar polêmicas, de criar divisões, fosse concentrada para resolver problema de fome, de miséria, resolver o problema do desemprego, da inflação que está batendo na nossa porta, do desmatamento da Amazônia e das nossas florestas", completou Pacheco.

Matéria Relacionada

STF repudia pedido de impeachment de Moraes feito por Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp