Política

Blogueiro bolsonarista é obrigado a pagar nova indenização a Boulos por espalhar fake news

Reprodução/YouTube
Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 21/08/2021, às 19h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por divulgar fake news contra Guilherme Boulos (PSOL) e terá que pagar, mais uma vez, uma indenização ao candidato à Prefeitura de São Paulo derrotado no ano passado. 

Ele terá que desembolsar R$ 20 mil para indenizar o psolista, que também é professor e diretor da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). 

Esta é a segunda vez que Eustáquio, um dos investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF), é condenado a indenizar Boulos. Em 2020, ele teve que pagar R$ 15 mil ao escritor, por um vídeo publicado em seu canal no YouTube em que acusa o político de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ele tentou justificar que fazia um trabalho jornalístico "investigativo", mas nunca mostrou evidências das suas acusações, somente disse ter comparecido pessoalmente aos endereços que Boulos teria supostamente colocado como das empresas contratadas.

O juiz Migliano Neto reiterou que o blogueiro insiste no erro e, portanto merecia um acréscimo na multa. As informações são do G1.

""Vale ressaltar que não é a primeira vez que o representado produz e veicula vídeos em desfavor do candidato Boulos, imputando-lhe fatos delituosos [...]. Deste modo, considerando a conduta reiterada do representado, necessário que se estabeleça multa em patamar superior ao arbitrado anteriormente", diz o juiz.

Oswaldo Eustáquio foi preso em junho de 2020 pela Polícia Federal ainda no âmbito do inquérito que apurava o financiamento de atos antidemocráticos. O pedido foi expedido, pois o bolsonarista estava naquele momento na fronteira do Brasil com o Paraguai e foi interpretado que possuía alto risco de fuga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp