Economia & Mercado

Anatel toma medida sobre empresas que fazem ligações em massa

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Chamadas de até seis segundos são consideradas curtas pela Anatel  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik

Publicado em 27/04/2024, às 09h50   Pedro Moraes


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As empresas de telemarketing terão que, a partir do dia 1º de junho, seguir novas regras decretadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo do órgão é combater o disparo massivo de chamadas telefônicas abusivas. Além disso, ainda há a proposta de reduzir o incômodo e os transtornos gerados aos consumidores de serviços de telefonia do país.

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Entre os ajustes está o que se relaciona ao tempo de duração da ligação feita pelas empresas aos consumidores para que ela seja entendida como chamada curta. A princípio, apenas aquelas com duração de até 3 segundos eram enquadradas nesse recorte.

Em função das novas regras, somente até esse período estabelecido, com desligamento na origem ou no destino, está adequado ao novo modelo. Juntamente com isso, o conceito de chamadas curtas também foi ampliado para incluir, junto às chamadas não completadas, normalmente desligadas pelo usuário antes mesmo de atender, todas aquelas direcionadas à caixa postal.

Limite

A Anatel ainda impõe como regra o limite de chamadas curtas que as empresas podem efetuar. No máximo, 85% do total de ligações realizadas, para a empresa com mais de 100 mil ligações em um dia. Caso ultrapasse o limite, a empresa será bloqueada por 15 dias


Classificação Indicativa: Livre

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