Política

Articulação por Nelson Pelegrino no TCM cresce nos bastidores 

Arquivo / Vagner Souza / BNews
Bnews - Divulgação Arquivo / Vagner Souza / BNews

Publicado em 24/08/2021, às 07h15   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Tão logo o conselheiro Paolo Marconi se aposentou no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) a corrida por sua sucessão começou automaticamente. Apesar do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) ter iniciado articulações neste sentido, o BNews apurou que cresceu nos últimos dias a movimentação para emplacar o deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino (PT). 

O petista, aos mais próximos, demonstrou vontade de ingressar no TCM. Com o sinal verde dado, interlocutores começaram as tratativas na Assembleia Legislativa da Bahia. É na AL-BA onde acontece a aprovação do nome indicado pelo governador. 

O quadro ainda não é de consenso, mas setores do PP - cuja vaga chegou a ser debatida no período da eleição da presidência da Assembleia - e da oposição já foram procurados por governistas com sinalizações pró-Pelegrino. 

Algumas fontes ouvidas pelo BNews também sinalizam que a tendência é de aceleração, pois a futura candidatura a deputado federal do petista depende dessa medida. Caso consiga se viabilizar pela cadeira no TCM, abrirá percurso para apoiar um novo nome para a bancada da Câmara Federal. 

APOSENTADORIA - Durante a sessão da última quinta-feira (19), Marconi anunciou que deixaria o órgão. Ele lembrou que foi nomeado conselheiro em setembro de 2000 pelo então governador da Bahia, Paulo Souto – por indicação do ex-governador Antonio Carlos Magalhães –, e destacou que completaria 22 anos de serviços no próximo mês. 

Marconi poderia permanecer no cargo por mais dois anos, até completar 75 anos - idade limite para permanecer no cargo. "Prestei o juramento, como todos prestaram, de defender a lei e defender as constituições da Bahia e do Brasil. Fiz com o empenho e seriedade que me é característico", avaliou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp