Política

Zé Raimundo diz que saída de Robinho é "preocupante" mas crê que Rui consiga reorganizar a base

BNews
Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 26/08/2021, às 08h16   Luiz Felipe Fernandez e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Presente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (25) para acompanhar a visita do ex-presidente Lula, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) admitiu que a forma como o deputado Robinho (PP) deixou a base do governo é "preocupante". Apesar de reiterar a sua confiança e respeito pelo trabalho do governador Rui Costa (PT), o petista reconheceu que é preciso que o Executivo apare as arestas da sua relação com o parlamento.

Zé Raimundo separou as críticas relacionadas às emendas impositivas que não estariam sendo pagas adequadamente, queixas que não são exclusivas de Robinho, do pedido de abertura de uma CPI para apurar a compra fracassada de respiradores para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, no ano passado.

"Vi o vídeo e não deixa de ser preocupante, pois se trata de um ex-aliado do governo que faz críticas, mas algumas eu acho improcedentes como a dos respiradores. Está muito claro, o governador que denunciou a atitude da empresa que se comprometeu a entregar e não forneceu", disse o deputado em conversa com o BNews.

"Com relação às emendas, as lideranças do governo estão acompanhando e, naturalmente, algumas queixas do deputado sobre a relação do etado e parlamento devem ser corrrigidas [...] O governador tem demonstrado que vai preencher as lacunas na relação política, que é uma relação subjetiva, do sentimento das lideranças, dos partidos, que precisam ser constantemente reafirmadas e redirecionadas", complementa.

ELEIÇÃO 2020

Candidato derrotado no segundo turno à Prefeitura de Vitória da Conquista, Zé Raimundo comentou a ação judicial impetrada na Justiça que pede a cassação do mandato da prefeita Sheila Lemos, com base em um processo contra a chapa da atual mandatária e do falecido Herzem Gusmão.

O documento aponta "provas robustas", segundo o petista, do abuso de poder econômico e político, com o uso da "máquina pública trabalhando 24 horas", para reverter o resultado da eleição no segundo turno.

No primeiro turno, Zé Raimundo teve 47,63% dos votos contra 45,89% da chapa Sheila/Herzem, que terminou sendo eleita no segundo turno com 54% dos votos contra 46% do petista.

"Claramente houve fraude nas eleições do ano passado, por isso temos convicção que a Justiça vai se pronunciar. Acreditamos que efetivamente houve mudança no comportamento do eleitor do 1° para o 2° turno [...] esperamos que o inquérito da PF revele esses ilícitos", alegou.

O deputado lembrou um episódio durante a campanha que, na sua visão, configura mais um crime eleitoral, este com base na disseminação de fake news. Segundo o petista, um pastor da cidade espalhou que ele, o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa, estariam praticando atos de "bruxaria", boato que foi desmentido pelo próprio religioso pouco tempo depois.

"Depois ele pediu desculpas, confessou o seu ato agressivo, mas isso foi publicado na cidade e é mais uma peça que reforça a utilização de fake news na campanha, que o STF e órgãos da Jusitça consideram manipulação do eleitor", assegura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags