Política

Em reunião, partidos da base se comprometem a “tentar ampliar” votação de Lula na Bahia, diz presidente do PT

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 26/08/2021, às 18h35   Henrique Brinco e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Em almoço com Lula (PT) em um hotel de Salvador nesta quinta-feira (26), oito partidos da base petista na Bahia se comprometeram a "tentar ampliar" a votação do ex-presidente no estado nas eleições do ano que vem.

A afirmação foi feita em entrevista ao BNews pelo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, durante visita de Lula à Senzala do Barro Preto, na Liberdade, nesta tarde, onde ele se encontrou com integrantes do movimento negro.

Ao lado do ex-presidente, estiveram no almoço com dirigentes partidários o governador Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e outras lideranças. De acordo com o presidente do PT na Bahia, no encontro, foi reafirmada a unidade do grupo político no estado.

Leia também: PT de Salvador planeja ato "Fora Bolsonaro" para o 7 de Setembro

"Tivemos uma reunião com oito partidos [...] muito boa. Um clima de unidade muito forte. Um clima aqui na Bahia de muita maturidade sobre o debate de composição de chapa. Nós não definimos nada, é cedo, esse debate ainda vai rodar até o final do ano, comecinho do ano que vem. Mas todos deram uma grande demonstração de que ninguém ali será motivo de desunião do grupo, ao contrário. Então reafirmamos a unidade do grupo hoje", afirmou Valadares.

"Claro, [também] celebramos, saudamos a liderança do presidente Lula. Todos se comprometeram à gente tentar ampliar a votação do Lula na Bahia no ano que vem, como primeiro compromisso. E depois, claro, a gente tentar aprofundar a revolução democrática, como eu gosto de dizer, que a gente vive na Bahia. Então foi um momento de muita unidade, de maturidade e de celebração, digamos assim, da democracia. Celebração do diálogo, celebração da conversa, da tolerância", prosseguiu.

'Intruso'

Além dos já conhecidos aliados PSD, PP, PSB, PCdoB, Avante e Podemos, o almoço teve a presença do presidente do Patriota na Bahia, Alexandre Marques. Nas eleições de 2020, o partido apoiou a candidatura de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador.

"[Ele] também estava lá. Reafirmou o compromisso igualmente com o grupo, com a base de Rui, com o nosso grupo e com 2022", revelou Éden. "Hoje foi a reafirmação dessa unidade. Todos os partidos foram unânimes", ressaltou.

Leia mais:

Olívia Santana desconversa sobre candidatura do PCdoB ao governo e sinaliza tendência de apoio a Wagner

Gleisi Hoffmann diz acreditar que PT mantenha grupo político em 2022 na Bahia 

João Leão diz que conversou com Lula sobre eleições, mas pondera: 'Nada acertado'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp