Política

Presidente do PTB na Bahia diz que Roberto Jefferson segue 'líder inconteste' mesmo em caso de afastamento

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/08/2021, às 18h44   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Fortemente alinhado a Roberto Jefferson, o presidente do PTB na Bahia, Gean Prates, enfatizou em entrevista ao BNews nesta segunda-feira (30) que o dirigente nacional seguirá "líder inconteste" do partido mesmo caso seja afastado da presidência.

Um possível afastamento por ordem do Ministério Público Eleitoral (MPE) é levantado após a prisão do ex-deputado federal por suspeita de integrar uma organização criminosa que age com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito. 

"O partido, estatutariamente, está perfeito. [Caso seja afastado] Roberto segue como líder inconteste do partido", declarou Gean. Mais cedo, a ex-deputada federal e filha de Jefferson, Cristiane Brasil, afirmou que o MPE teria um "problema sério" caso afastasse o ex-parlamentar do comando do partido.

Leia mais: Roberto Jefferson é preso pela Polícia Federal

Preso preventivamente, Roberto Jefferson foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na última quarta-feira (25), por incitação ao crime e homofobia. A denúncia, oferecida pela subprocuradora Lindôra Araújo e enderaçada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do caso, foi revelada neta segunda pela jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil.

Para o presidente do PTB-Bahia, a legenda está sendo alvo de uma "ação predatória" pelo seu alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Estão querendo inviabilizar o PTB", diz.

2022

Gean Prates também comentou sobre o projeto da legenda para as eleições do ano que vem. O dirigente estadual afirma que teve conversas com o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), possível candidato de Bolsonaro para o governo da Bahia. "Nós já travamos conversas nesse sentido com ele. Apoiaremos aquele que for agraciado com o apoio do presidene Bolsonaro", declarou.

Questionado sobre a possibilidade de uma "debandada" de quadros do PTB provocada pelo forte alinhamento ao bolsonarismo e possivelmente intensificada após a prisão de Roberto Jefferson, Prates afirmou não se preocupar. 

De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio*, o presidente nacional do Democratas, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, tenta atrair deputados federais petebistas para a sigla.

"Quem quer sair é porque não tem compromisso com o partido. Um dos requisitos [para ser filiado ao PTB] é apoiar o presidente", pontua o presidente baiano.

Leia também:

Cristiane Brasil diz que MPE terá "problema sério" caso Roberto Jefferson saia do comando do PTB

Permanência de Roberto Jefferson no comando do PTB deve ser analisada pelo Ministério Público

PGR barrou análise de pedido de prisão contra Roberto Jefferson no ano passado

Filha de Roberto Jefferson cobra reação de Bolsonaro após a prisão do pai

Prisão põe em xeque projeto de Roberto Jefferson de voltar à Câmara

O buraco comigo é mais embaixo, Xandão”, diz Roberto Jefferson a Alexandre de Moraes antes de ser preso; ouça

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp