Política

CPI da Covid: Lobista desaparece e Aziz pede ao STF condução coercitiva

Pedro França/Agência Senado
Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado

Publicado em 02/09/2021, às 11h28   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Com depoimento remarcado para esta quinta-feira (2) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o empresário Marconny Faria desapareceu e não compareceu à sessão nesta manhã.

O sumiço fez o presidente da CPI, Omar Aziz, mobilizar os advogados do Senado para pedir à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, a condução coercitiva da testemunha, lobista da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou negociação de vacinas junto ao Ministério da Saúde.

No pedido, o Senado justifica que o empresário “tentou de todas as formas se furtar de receber o instrumento de convocação” e cita o atestado médico apresentado nesta quarta-feira (1°) de 20 dias, justamente o prazo em que se encerram os trabalhos da Comissão.

Depois da suspeita de que o atestado era falso, o médico que assinou o documento entrou em contato com membros da CPI. Ele avisou que desconfiou de "simulação" de sintomas de Marconny e disse que anulava o atestado.

O motoboy da VTCLog, Ivanilson Golçalves, depôs no lugar de Marconny, que teve o depoimento agendado para esta quinta-feira.

A Polícia Legislativa já deu início à procura pelo lobista, mas a expectativa é que caso o STF acate o pedido assinado pelo senador Omar Aziz (PSD), a Polícia Federal entre no circuito para tentar localizá-lo.

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acrescentou que caso o empresário não seja localizado, que seja expedido o pedido de prisão preventiva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp