Política

PF abre inquérito para apurar vazamento de ataque ao TSE revelado por Bolsonaro

Reprodução/Redes Sociais
A abertura do procedimento foi solicitada pelo TSE e ordenada pelo ministro  Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 04/09/2021, às 12h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal instaurou inquérito com o objetivo de apurar o vazamento da investigação sobre o ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro para levantar a tese de fraude na eleição de 2018 em entrevista concedida no último dia 4 de agosto.

As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, além da responsabilidade pela divulgação dos documentos, a PF deve investigar como o deputado federal Filipe Barros (PSL), relator da PEC do voto impresso, soube da existência do procedimento sigiloso em andamento no órgão.

A abertura do procedimento foi solicitada pelo TSE e ordenada pelo ministro  Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes concluiu que o caso tem relação com o inquérito das fake news - relatado por ele.

Também segundo a coluna, Bolsonaro acessou os dados sobre o ataque ao sistema do TSE porque Barros fez um pedido de acesso à investigação ao delegado Victor Feitosa Campo, da superintendência da PF no Distrito Federal.

Ao pedir a investigação, Moraes afastou o delegado da apuração. Campo também será alvo de uma investigação interna na PF e deverá, assim como Barros, ser ouvido no inquérito. O crime investigado é a “divulgação de segredo com potencial prejuízo para a administração pública”.

O jornal procurou o deputado sobre a situação, mas não obteve resposta.

Notícia Relacionada

Organização internacional manifesta preocupação com ataques que sistema eleitoral brasileiro vem sofrendo

TSE apresenta ao Supremo notícia-crime contra Bolsonaro para apurar vazamento de dados sigilosos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp