Política

Em fusão de PSL e DEM, ACM Neto deve ficar com a secretaria-geral do partido

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/09/2021, às 12h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PSL caminha para formalizar a fusão com o DEM ainda neste mês, de acordo com o jornal Valor Econômico. Se ninguém recuar da articulação, o anúncio da nova legenda está programado para 21 de setembro. Ainda segundo o jornal, pelo desenho esboçado até agora, o deputado Luciano Bivar (PE), presidente do PSL, presidirá o novo partido. E ACM Neto, que comanda o DEM, seria o secretário-geral da legenda.

A nova sigla terá perfil conservador, de direita, será liberal na economia, mas com um olhar atento às questões sociais, e caminhará com o postulante da terceira via à sucessão presidencial. Nascerá com uma bancada de pelo menos 88 deputados – o PSL tem 55, e o DEM tem 33. A fusão não abre janela para o ingresso de novos deputados, mas, em contrapartida, autoriza a saída dos parlamentares sem a perda do mandato.

Somados, os fundos partidários das duas legendas totalizaram cerca de R$ 158 milhões no ano passado, sendo R$ 111,6 milhões (recursos orçamentários e multas eleitorais) da cota do PSL. A esse valor, seria acrescentado o montante do fundo eleitoral, que também é distribuído conforme o tamanho das bancadas.

O nome ainda está em discussão – não se descarta a manutenção do Partido Social Liberal (PSL), mas o 17 será substituído, porque o número é associado ao bolsonarismo. Uma possibilidade é manter o número do DEM: 25.

O nome cotado para liderar a nova bancada na Câmara dos Deputados é Elmar Nascimento (BA), ex-líder do DEM, e um dos principais aliados de ACM Neto. O deputado federal baiano é cotado para assumir a presidência do PSL na Bahia, mas deve mudar de função se a fusão acontecer.

Leia mais:

ACM Neto liga para Alckmin e tenta atrair ex-governador de SP para possível fusão do DEM com PSL

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp