Política

PGR se manifesta pela suspensão de MP que limita remoção de conteúdos das redes sociais

Jefferson Rudy/Agência Senado
Manifestação da PGR aconteceu no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PSB, relatada pela ministra Rosa Weber  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 13/09/2021, às 12h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou favoravelmente à suspensão da Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última segunda-feira (6) com o objetivo de limitar a remoção de conteúdo nas redes sociais. 

De acordo com informações da jornalista Miriam Leitão, do O Globo, nesta segunda-feira (13), a manifestação da PGR aconteceu no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PSB, para evitar que a MP entrasse em vigor.

Entre outros argumentos, a legenda defende que a medida subverte o Marco Civil da Internet, sancionado em 2014. Segundo a colunista, a PGR avaliou que é melhor esperar que o Congresso - ou o próprio STF - decidam sobre o tema. 

Até lá, defende que os efeitos da MP ficariam suspensos, uma vez que o texto envolve“um dos temas mais complexos e relevantes no atual estágio de desenvolvimento dos direitos e garantias fundamentais”.

"[...] É necessário que a controvérsia a respeito da constitucionalidade da Medida Provisória 1.068/2021 seja submetida a amplo debate, seja no Congresso Nacional, seja nesta ação direta, por técnicos, por representantes da sociedade civil e pelas próprias empresas que hospedam os conteúdos de redes sociais [...]”, escreveu.

Aras acrescenta que, só então, a MP poderia ser objeto de manifestação conclusiva do Ministério Público e de decisão do STF sobre sua “plausibilidade". A manifestação aconteceu a pedido da relatora do processo, a ministra Rosa Weber, que também pediu esclarecimentos ao próprio governo federal. 

Notícias Relacionadas

Medida provisória muda regras de moderação em redes sociais

Bolsonaro assina MP para limitar remoção de conteúdos das redes sociais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp