Política

Arthur Maia afirma que Judiciário deve entrar na Reforma Administrativa

Divulgação
"Eu apenas não quis, isoladamente como relator, confrontar um posicionamento da mesa da Câmara", diz relator  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/09/2021, às 17h44   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Arthur Maia (DEM), relator da  comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma administrativa, avalia que foi orientado a não incluir os membros do Judiciário no parecer. 

"Na véspera de eu apresentar o meu relatório, recebi um parecer da Secretaria da Mesa da Câmara de que seria inconstitucional a inclusão dos membros dos Judicário e do Ministério Público. Discordo, entretanto achei que não seria razoável confrontar o parecer da Mesa", ressaltou, em entrevista à GloboNews.

Segundo ele, contudo, há a possibilidade de servidores do setor entrarem no texto quando os deputados votarem uma emenda do deputado Kim Kataguiri (DEM). "Eu apenas não quis, isoladamente como relator, confrontar um posicionamento da mesa da Câmara", justifica.

Em seu parecer, Maia mantém a estabilidade de servidores públicos, admite o desligamento de servidores estáveis que ocupam cargos obsoletos, exclui a possibilidade de vínculo de experiência como etapa de concursos públicos e acaba com vantagens para detentores de mandatos eletivos e ocupantes de outros cargos. 

O texto também assegura a preservação de direitos de servidores admitidos antes da publicação da futura emenda constitucional.

A proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, onde teve a admissibilidade aprovada. Depois que tiver sua análise concluída na comissão especial, o texto seguirá para o Plenário, onde precisa ser votado em dois turnos. Em seguida, será encaminhado para o Senado.

Leia também em Política:

Arthur Maia defende cassação de Daniel Silveira, mas está em dúvida sobre prisão

Paulo Guedes ligou para presidente do Senado para garantir apoio de Bolsonaro à reforma administrativa

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp