Política

Direto de Brasília: Humberto Costa estima que o relatório final da CPI atrasará "provavelmente" uma semana

Victor Pinto / BNews
"Não pode também na marra entregar um relatório sem analisar esse material que a gente pediu. Tem uma flexibilidade para mudar, por uma semana, 10 dias", opinou o petista   |   Bnews - Divulgação Victor Pinto / BNews

Publicado em 16/09/2021, às 10h46   Victor Pinto* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

 O senador Humberto Costa (PT), um dos membros da CPI da Pandemia, estima que o relatório final da comissão atrasará, "provavelmente", uma semana. O relator, o senador Renan Calheiros (MDB), pretende entregar o documento final já na próxima semana, entre os dias 23 e 24 de setembro. 

Contudo, Costa disse a jornalistas na manhã desta quinta-feira (16) que talvez a entrega não aconteça dia 23 precisamente,e defendeu que será necessário adotar uma flexibilidade com o prazo. Ele salientou que a data máxima para o fim do funcionamento da comissão é o dia 5 de novembro.

"Acho difícil [manter a entrega para 23 de setembro], mas vamos ver. Tem material ainda para ser analisado", acrescentou.  O petista destaca que ainda há “muito material” - solicitado por requerimento - que precisa de tempo de avaliação antes da entrega do relatório final.

"Não pode também na marra entregar um relatório sem analisar esse material que a gente pediu. Tem uma flexibilidade para mudar, por uma semana, 10 dias", opinou. 

"Acho que ninguém vai entrar em zona de conforto. Aqueles grupos obrigados a entregar até sexta-feira o material estão trabalhando para isso. Mas, por exemplo, há material do Rio que não chegou ainda. Chegando, a gente vai analisar. Existe material ainda do ministério que estamos analisando", continuou.

O diretor-executivo Prevent Senior, operadora de plano de saúde, Pedro Batista Júnior, que iria depor à comissão nesta quinta não compareceu. Os advogados do depoente alegaram - com base no Artigo 218 do Código de Processo Civil - que a convocação dele não atendeu ao prazo mínimo de 48 horas. 

"Ele está alegando que não recebeu. Se tivermos provas de que ele recebeu com 48 horas de antecedência, aí cabe [adoção de medidas por parte da CPI]", disse a jornalistas. Os parlamentares, segundo Costa, ainda precisam ouvir o que a assessoria jurídica da comissão parlamentar dirá a respeito. 

Com o adiamento da oitiva, os senadores vão se reunir nesta manhã para debater os próximos passos do inquérito parlamentar. Um dos temas que será debatido será a convocação da ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Ana Cristina Valle. O requerimento foi colocado em votação pelo vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede), na última quarta-feira (15).

"Tem que ter um vínculo [com o que a CPI investiga]. Que ela praticou tráfico de influência; que ela praticou, de alguma forma, advocacia administrativa; que ela é uma pessoa que anda acompanhada por estes lobistas - e provavelmente deve ter cometido uma série de coisas - é verdade", opinou. 

*Editor de Política do BNews está em Brasília para a cobertura da CPI da Pandemia

Notícias Relacionadas

Direto de Brasília: Senador confirma que plano ocultava mortes de pacientes submetidos a 'tratamento precoce'

Grupo de juristas entregará parecer sobre possíveis crimes de Bolsonaro a CPI da Pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp