Política

Prefeito de Nova York sugere locais de vacinação na cidade a Bolsonaro

Reprodução/Marcos Corrêa/PR
Bill de Blasio já havia mencionado o presidente do Brasil em uma entrevista coletiva na última segunda (20). "Se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê ao trabalho de vir", declarou  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcos Corrêa/PR

Publicado em 21/09/2021, às 07h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, marcou o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) em uma publicação no Twitter com o link para os locais de vacinação contra a Covid-19 disponíveis na cidade.

Na última segunda-feira (21), de acordo com informações do jornal O Globo, De Blasio já havia mencionado Bolsonaro em uma entrevista coletiva. 

"Há protocolos fortes em vigor. Nós  precisamos mandar uma mensagem para todos os líderes globais, incluindo mais notoriamente Bolsonaro, do Brasil, que se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê ao trabalho de vir", declarou.

Bolsonaro está na cidade governada por Blasio para a Assembleia Geral da ONU, e, mesmo antes da chegada a Nova York, foi alvo de críticas por dizer abertamente que não se vacinou contra a Covid-19.

Também na última segunda, Bolsonaro repetiu a declaração em encontro com o premier britânico, Boris Johnson, que, minutos antes, havia feito um discurso em defesa da imunização.

Ainda segundo a publicação, Nova York conta com um protocolo rígido para o funcionamento de restaurantes e bares durante a pandemia. Nestes locais é permitido a entrada apenas de pessoas completamente imunizadas.

Ao citar Bolsonaro no Twitter, o prefeito também compartilhou uma publicação do  site Daily Beast, relatando como o brasileiro se disse obrigado a comer pizza na calçada de um restaurante, no domingo (19), por não ter comprovante de vacinação. 

Também na última segunda, Bolsonaro e sua comitiva almoçaram em uma churrascaria brasileira, que precisou  armar um "puxadinho" na calçada.

Nas últimas semanas, Blasio vem pressionando as Nações Unidas para exigirem dos líderes mundiais e suas comitivas certificados de vacinação prévios, ou então convencê-los a tomar uma dose da vacina da Johnson & Johnson, de dose única e disponibilizada pela prefeitura a todos os que participam da Assembleia Geral.

Apesar de oficialmente estar localizada em território internacional, e não se submeter às leis dos EUA, a ONU concordou em seguir as normas sanitárias adotadas em Nova York, mas o secretário-geral, António Guterres, já disse não ter meios de obrigar os chefes de Estado e diplomatas a se vacinar.

Leia também

Ministro Queiroga faz gestos obscenos em Nova York contra manifestantes; veja vídeo

Eduardo Bolsonaro é vaiado em loja da Apple Store em Nova York; veja vídeo

Bolsonaro vira 'criminoso climático' em ação nas ruas de NY antes de Assembleia da ONU

Jair Renan, filho de Bolsonaro, visita loja de armas e provoca CPI da Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp