Política

De olho em 2022, Geraldo Júnior aproveita isolamento de Colbert Martins para avançar em Feira

Arquivo/BNews
Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 22/09/2021, às 10h21   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Nas últimas semanas tem se intensificado a disputa interna no MDB na Bahia, após troca de farpas entre o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, e o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior.

Isolado, o gestor vê o vereador de Salvador avançar para a segunda maior cidade do estado e importante reduto eleitoral, principalmente para quem pretende se viabilizar como candidato à Câmara Federal em 2022, que é o caso de Geraldinho.

No último dia 11, o vereador esteve em um evento de filiação partidária em Vitória da Conquista, onde costura a dobradinha com a vereadora Lúcia Rocha (MDB), que deve tentar a vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Junto a Feira e à capital baiana, onde recebeu 12,9 mil votos em 2020 na sua reeleição, o emedebista ataca os três maiores colégios eleitorais da Bahia.

O movimento acontece em um cenário de enfraquecimento do prefeito Colbert Martins, que enfrenta problemas com a perda de apoio político e da própria gestão, inclusive com a possibilidade de abertura de uma CPI para supostos desvios na área de saúde. 

Dentro do partido, a queixa é pela falta de prestígio, inclusive dos quadros mais próximos, que não tiveram direito a cargos na Prefeitura, preteridos por indicados de partidos aliados.

Deputado federal pelo partido entre 2011 e 2019, Lúcio Vieira Lima vê com naturalidade a disputa de forças no MDB e que é do jogo político a busca por um melhor "posicionamento", em um momento de "muita fragilidade" da administração municipal.

"É um momento de muita fragilidade do prefeito Colbert, com muitos problemas administrativos e políticos. É natural que nesse momento surjam políticos que queiram entrar no município, não é uma questão de briga pessoal, é uma questão política, de posicionamento. Pelo que eu vejo, a candidatura de Geraldinho como deputado federal está crescendo muito, e nada melhor do que ir para um lugar onde está desgastado, para você crescer", disse o cacique em conversa em BNews.

Sobre uma eventual saída de Colbert do partido no futuro, Lúcio diz que a situação só deve se resolver no futuro, mas que pessoalmente prefere que o prefeito se mantenha no MDB, "principalmente" pelo legado do seu pai, o ex-prefeito de Feira Colbert Martins.

"Eu torço para ele ficar, principalmente pela história do pai dele, Colbert Martins, que era um homem diferenciado, um patrimônio da política baiana".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp