Política

Rui Costa afirma que reforma administrativa deveria propor remuneração vinculada à produção do servidor

BNews
"Hoje uma das grandes ferramentas de gestão é remunerar de acordo com o desempenho das pessoas", destacou  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/09/2021, às 14h25   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) falou, na tarde desta segunda-feira (27), sobre a reforma administrativa que tramita no Congresso Nacional e tem como relator o deputado federal Arthur Maia (DEM-BA). Inicialmente, o petista afirmou que ainda não tem detalhes sobre o texto e, por isso, não saberia dizer quais impactos poderia causar na Bahia.

"Eu pedi um parece ao secretário da Administração sobre o relatório do deputado que é da relatoria, mas ainda não chegou em minhas mãos, para eu ter uma análise mais detalhada. Então, eu não saberia dizer, hoje, os impactos. Mas, pelo que a imprensa divulgou, me parece que as mudanças não serão muito substanciais", declarou. 

Leia também:

Relator da reforma administrativa cede à pressão e reduz contrato temporário de 10 para 6 anos

Comissão aprova texto-base da reforma administrativa com estabilidade para servidores e possibilidade de corte de salário

"Todas as categorias querem privilégios", afirma Arthur Maia sobre reforma administrativa

Posteriormente, Rui opinou o que, para ele, deveria constar na reforma: "O que eu acho que uma reforma administrativa deveria ter, seria possibilitar, como outros países possibilitam, uma remuneração mais adequada aos profissionais que estão na ativa, e uma remuneração que pudesse estar vinculada à produção coletiva e individual das pessoas. Hoje uma das grandes ferramentas de gestão, não só de empresas privadas, mas também públicas em países como Canadá, Inglaterra e Alemanha, é remunerar de acordo com o desempenho das pessoas ou das unidades em que essas pessoas trabalham. O modelo brasileiro não possibilita muito isso, ao contrário".

Ainda durante entrevista ao BNews, Rui Costa reiterou a necessidade de "uma legislação mais moderna" que propicie a premiação "de quem tem uma dedicação e um desempenho maior". 

"Eu não sei o que tá lá, então não sei especificar o que o relator está fazendo. Assim que eu tiver com o relatório do secretário de Administração eu posso comentar com mais propriedade", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp