Política

A melancólica comemoração na Bahia de mil dias do governo Bolsonaro

Arquivo Pessoal
Os bastidores da política  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 28/09/2021, às 20h56   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Mil e uma noites

A inauguração de trechos duplicados (ou mais ou menos aumentados) das BRs 101 e 116, além da entrega de títulos de propriedades rurais e da Estação da Cidadania, em Teixeira de Freitas, marcou a melancólica comemoração de mil dias de gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Mil noites

Neste período, o mundo enfrentou, ainda enfrenta, a maior pandemia da história e a crise da própria humanidade. A despeito de predileções político-partidária e daquilo que se escolhe acreditar, os fatos são perversos: morreram no Brasil, de complicações relacionadas ao Covid-19, quase 600 mil pessoas, até onde se sabe.

Mil tardes

Todos os itens da cesta básica aumentaram de preço de forma abrupta. A gasolina, o gás de cozinha, aluguel, transporte público (em muitos lugares), transporte de aplicativo, remédio, lazer, esporte, entretenimento. Tudo, tudo está mais caro e o dinheiro está mais curto.

Lembranças 

Quando a nova lei trabalhista foi aprovada, os idealizadores e entusiastas não tinham como prever uma crise como esta, mas certamente não se sentem responsáveis pela consequência de seus atos. De um lado, tudo ficou mais caro e, do mesmo lado, o emprego mais precário e o salário terrivelmente mais baixo. 

Ainda sobre mil dias 

Nunca antes na história deste país, os deputados federais estiveram com tanta capacidade de arbitrar sobre o orçamento. As emendas de relator, ou orçamento paralelo, estão mudando o jogo político nos municípios. Deputado federal está, neste momento, sendo mais importante na configuração político-eleitoral e do ponto de vista da realização do que gestor estadual.

Bradaram

Os petistas são taxativos ao negar que haja possibilidade de a turma no interior do estado votar em ACM Neto para governador, Otto Alencar para senador e Lula para presidente. Quem avisa amigo é e não faltam recados sobre o que está acontecendo.

Argumento

Dizem alguns petistas que esta movimentação é natural. “Faz parte do jogo político e de valorização do passe”. A história mostra que existem marolas que são dissipadas e outras viram onda. O tal vulcão entrou em erupção. Resta saber se vai ser swell ou maremoto. Onda, é certo, vai ter neste mar.

Notícia dada

O Estadão trouxe a matéria: o Ministério da Saúde deixou vencer milhares de kits para diagnóstico de Covid-19 e dezenas de medicamentos e vacinas para outras doenças. O valor do prejuízo material supera os 80 milhões de reais. O valor moral é incalculável, bem como o é a falta de responsabilidade e responsabilização de quem foi avisado e deixou acontecer.

Olhando os dentes

É de conhecimento até do mundo mineral (obrigado Mino Carta) que quanto mais testes são aplicados na população, melhor se enfrenta a crise pandêmica. A conta é exata, não relativa. Conhecimento respalda iniciativas assertivas. Esta é mais uma máxima que o governo federal prefere ignorar. Como diria Sérgio Sampaio, a sordidez do conteúdo desses dias maquinais.

Aulas para ontem

Não é justo que as crianças e adolescentes paguem por mais tempo a conta da política sindical e partidária de determinadas categorias. No centenário de Paulo Freire tem muito “professor” que deveria voltar a ser aluno ou deixar o ofício. Os nossos filhos clamam por melhores dias e isso também é responsabilidade dos professores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp