Política

Olívia Santana comemora permissão para formação de federação partidária: 'Histórico'

Dinaldo Alves/Bnews
O veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto (PL 2522/15) foi derrubado na segunda (27)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Alves/Bnews

Publicado em 29/09/2021, às 12h09   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) classificou, na manhã nesta quarta-feira (29), como "histórica" a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto (PL 2522/15) que permite aos partidos políticos se unirem em uma federação. O Congresso Nacional decidiu sobre o tema nesta segunda-feira (27).

Com a aprovação, os partidos podem se unir para atuar como uma só legenda nas eleições e na legislatura, por um mínimo de quatro anos. Ao vetar a proposta, Bolsonaro argumentou que a federação partidária contraria o interesse público por possuir “características análogas à das coligações partidárias”. O PCdoB liderou as negociações pela derrubada do veto. 

“A nossa bancada abraçou [a proposta] e fez essa articulação política importante com os demais partidos. Não é bom para a democracia que os partidos programáticos percam a institucionalidade. Uma coisa são as legendas de aluguel, que existem e devem ser combatidas. Outra coisa é a compreensão de que partidos como PCdoB, Rede e PSOL não podem desaparecer da cena política [...] Foi uma votação histórica a derrubada do veto de Bolsonaro, que não está preocupado com a democracia”, comentou.

Matérias relacionadas:

Congresso derruba vetos de Bolsonaro que enfraqueciam lei do clube-empresa

Brasil tem que debater regulamentação das drogas sem preconceito "ideológico e religioso", diz Rui Costa

Hang recusa fazer juramento de não mentir à CPI, mas diz estar com a verdade ao seu lado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp