Política

Governo ignora alerta sobre risco de incêndio e desabamento em centro audiovisual, diz coluna

Reprodução/ Facebook
Bnews - Divulgação Reprodução/ Facebook

Publicado em 04/10/2021, às 06h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Jair Bolsonaro foi informado em agosto deste ano sobre o risco de incêndio e desabamento da estrutura e a necessidade de “isolamento imediato” da sede do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), no Rio de Janeiro —, mas, até agora, nada foi feito, conforme a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. 

Vinculado à Secretaria do Audiovisual, ele reúne mais de seis mil títulos, fotos e documentos do cinema nacional

Um estudo técnico encomendado pelo próprio CTAV sobre problemas estruturais em seu espaço foi enviado ao Ministério do Turismo, que precisa liberar as verbas. 

O laudo aponta como aspectos preocupantes o “desaprumo de telhas na fachada frontal” da sede “podendo cair a qualquer momento”, e a precariedade das instalações elétricas. O documento cita ainda o risco de incêndio por causa de possível curto-circuito e por materiais inflamáveis depositados no espaço. E ressalta que a unidade “não conta com sistema de incêndio”.

Servidores temem que aconteça com a sede do CTAV o mesmo que ocorreu com outros órgãos federais da Cultura. Eles citam a interdição por tempo indeterminado do prédio que abrigava o Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte, no Rio, devido às suas condições físicas, e o incêndio que atingiu depósito da Cinemateca Brasileira, em SP.

Matérias relacionadas:

Incêndio de grandes proporções atinge galpão da Cinemateca Brasileira

Ex-funcionários da Cinemateca listam acervo perdido e criticam governo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp