Política

Comitê da ONU desaprova uso de crianças fardadas em eventos políticos de Bolsonaro 

reprodução
Entidade pediu que presidente seja punido   |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 05/10/2021, às 12h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Comitê de Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, nesta terça-feira (5), que "desaprova o uso que o presidente [Jair] Bolsonaro faz de crianças, vestidas em roupas militares, segurando o que parece ser uma arma, para promover sua agenda política, o que ocorreu pela última vez em 30 de setembro de 2021".

Na data, em um evento para lançar a pedra fundamental de um centro de vacinas em Belo Horizonte, uma criança vestida com a farda da Polícia Militar de Minas Gerais e com uma arma de brinquedo nas mãos subiu ao palco ao lado de Bolsonaro.

Em determinado momento, o presidente tomou a arma de brinquedo das mãos do garoto e fez pose com o objeto. Depois, o garotinho ainda realizou flexões no palco. "Para o comitê, práticas como a do presidente devem ser proibidas e criminalizadas, e aqueles que envolvem crianças em hostilidades devem ser investigados, processados e penalizados".

A manifestação do Comitê pelos Direitos das Crianças da ONU foi uma resposta escrita a uma pergunta feita pelo G1 MG e outros veículos de imprensa. No texto, o comitê afirma que a participação de crianças em hostilidades é explicitamente proibida pela Convenção dos Direitos da Criança: "Isso inclui o uso de criança em qualquer atividade relacionada a conflito e na produção e disseminação de imagens de crianças participando em hostilidades, reais ou simuladas", diz o texto.

Leia também:

Sargento que ameaçou jovem com arma diz que caso só teve repercussão porque vestia camisa de Bolsonaro
Bolsonaristas exibem réplica de armas durante ato em Salvador
Vídeo: bolsonarista aponta suposta arma contra morador que batia panelas durante motociata em Salvador
Pediatras emitem nota de repúdio após Bolsonaro aparecer ao lado de criança com réplica de fuzil

O comitê afirma ainda que o Brasil faz parte da Convenção da ONU sobre o envolvimento de crianças em conflitos armados, e tem a obrigação de garantir que as crianças não façam parte de hostilidades ou qualquer atividade relacionada a conflito.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp