Política

Deputada aciona MPF contra Guedes e presidente do BC por offshores

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 05/10/2021, às 14h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para apurar suposto conflito de interesse do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Os dois mantiveram offshores mesmo após assumir os cargos.

De acordo com o site Poder360, a parlamentar afirma haver “dúvidas” sobre a conduta de ambos após a revelação da existência das offshores. O caso foi divulgado no domingo (3) pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês), que contou com a colaboração de veículos brasileiros.

É legítimo ter uma offshore no Brasil, desde que ela seja declarada à Receita Federal e ao BC, e o dinheiro tenha origem lícita. Quem tem cargo público, no entanto, está sujeito a regras para impedir o autofavorecimento.

Leia também: Câmara aprova convocação de Guedes para explicar conta milionária em paraíso fiscal

Aras vai oficiar Paulo Guedes para pedir informações sobre offshore

Campos Neto afirmou ao ICIJ que as offshores foram encerradas. Porém, reuniões apontam que o presidente do BC ainda estava administrando as empresas enquanto comandava a instituição. Otto Alencar disse que o posicionamento divulgado pelo banqueiro ainda está sendo analisado. O presidente do BC afirma não ter feito também nenhuma remessa de recursos nem investimentos com os recursos lá depositados. Guedes não respondeu diretamente.

Bonavides afirmou ao MPF que é preciso apurar se Guedes e Campos Neto violaram tais normas ao manter empresas que poderiam, direta ou indiretamente, serem beneficiadas pela política econômica e monetária do governo.

Matérias Relacionadas

Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com dólares de offshore

Boulos pede demissão de Paulo Guedes após revelação de offshore

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp