Política

Bolsonaro analisa planilha sobre partidos do Centrão para decidir sobre filiação

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 11/10/2021, às 09h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu uma planilha de auxiliares com informações sobre, pelo menos, três partidos do Centrão. Segundo a coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles, a ideia é que o documento ajude o mandatário nas negociações sobre filiação.

Na planilha contém prós e contras do PTB, PP e PL. No documento constam informações, como números e valores do tempo de TV, fundos eleitoral e partidário, tamanho de bancadas e perspectivas de cada legenda para as eleições do próximo ano.

Leia também: CPI da Covid já tem atalho para denunciar Bolsonaro no STF sem depender de Augusto Aras

CPI da Covid quer Bolsonaro no Tribunal de Haia, mas especialistas veem ação com ceticismo

De acordo com a publicação, a equipe de Bolsonaro avalia que o PP e o PL querem apenas "usar" o presidente para elegerem grandes bancadas na Câmara Federal. Já o PTB teria muitos conflitos internos, porém, possui uma linha ideológica alinhada com a de Bolsonaro.

Conversas avançadas

A coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, noticiou no último dia 1 que a negociação entre Bolsonaro e o PP avançaram. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, já teria dado início a consultas oficiais com os estados a respeito da filiação do presidente.

No dia 8, o PTB anunciou que decidiu enviar um convite formal ao presidente para a sua filiação à legenda. Em nota, o PTB diz que a decisão foi tomada em reunião na última semana e teve aprovação dos 26 presidentes de diretórios estaduais e da vice-presidente do partido, Graciela Nienov, que falou em nome do presidente da sigla, Roberto Jefferson.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp