Política

Líder da oposição na Câmara comemora anúncio sobre distribuição de absorvente pelo governo da Bahia

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 13/10/2021, às 16h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, comemorou o anúncio do governador Rui Costa (PT) de que o governo da Bahia vai distribuir gratuitamente absorventes na rede estadual de ensino.

"Estamos falando de direitos humanos. É a pessoa ter o acesso, porque o absorvente é caro. A posição do governo federal foi misógina", disse a vereadora, em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (13).

O governador disse que a licitação será aberta em novembro. "Espero entregar o primeiro lote no mesmo mês para que as meninas não faltem às aulas durante o período menstrual. Se isso vale para o Brasil, no estado que tem o perfil de população mais pobre que a média brasileira, vale mais ainda".

Leia também: Bolsonaro: "Se Congresso derrubar veto do absorvente, vou tirar dinheiro da saúde e educação"

Porém, o governo já havia anunciado o programa Dignidade Menstrual, iniciativa lançada pelas secretarias estaduais da Educação e de Políticas Para as Mulheres. Ao todo serão distribuídos absorventes descartáveis para 225 mil estudantes em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um artigo do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que garantia a distribuição de absorventes higiênicos para os cuidados básicos da saúde menstrual.

"A gente precisa quebrar esse tabu, porque é algo inerente nosso, né? A gente precisa tratar essas coisas como política pública", disse a vereadora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp