Política

Consulado dos EUA assina acordo com Governo da Bahia para cooperação em diversas áreas

GOVBA/Carol Garcia
Memorando atinge áreas como saúde, educação, segurança, comércio e meio ambiente  |   Bnews - Divulgação GOVBA/Carol Garcia

Publicado em 13/10/2021, às 18h06   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil convidaram a imprensa, na tarde desta quarta-feira (13), para uma entrevista com o Encarregado de Negócios, Douglas Koneff, que falou sobre o Memorando de Entendimento a ser assinado entre o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro e o Governo da Bahia, visando o fortalecimento da cooperação entre as partes em áreas como saúde, educação, segurança, comércio e meio ambiente. O BNews esteve presente no evento.

"Gostaria de compartilhar com vocês, que assinamos hoje no início da tarde, um memorando de entendimento com o Governo da Bahia em cerimônia com o governador Rui Costa", declarou Koneff. "Esse engajamento subnacional é bem importante para a nossa missão. Temos outros memorando de entendimento com outros estados", ressaltou.

Foto: Gledisa Sanxhaku, U.S. Consulate General Rio de Janeiro

    Ele ressaltou que o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos já fornecem aportes financeiros para cientistas e instituições brasileiras. São mais de 20 parcerias com instituições da Bahia. Na área da Educação, foram discutidas oportunidades para o ensino de inglês para jovens baianos. 

    "Quanto a segurança pública, é importante proteger o público, mas de uma maneira transparente. Fiquei feliz em saber que em 15 de outubro haverá um leilão sobre bodycams, que são câmaras para a polícia. Os Estados Unidos têm companhias com muita experiência de alta tecnologia para fornecer câmeras boas, não somente para o Brasil, mas também para outros países", ressaltou.

    Leia também:

    Questionado pelo BNews, Koneff negou que as críticas do presidente Jair Bolsonaro ao governo Joe Biden abalem as relações entre o Brasil e os EUA. "A relação bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil é de longa data e é muito estratégia. Não tem nada a ver com uma administração. Temos uma parceria de longa data. Continuamos trabalhando em áreas importantes e mútuas", ressaltou.

    Ele também negou que exista alguma iniciativa em curso para instalar um consulado americano em território baiano. "Todos os anos estamos tentando trabalhar com mais eficiência. Os nossos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre estão trabalhando muito para dar o melhor serviço ao público".

    Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

    Classificação Indicativa: Livre

    FacebookTwitterWhatsApp