Política

“Pela 1ª vez, Globo e eu estamos do mesmo lado”, diz Zé de Abreu sobre candidatura

Reprodução/Instagram
O ator pretende se candidatar a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro, em 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 16/10/2021, às 16h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com 55 anos de carreira, o ator Zé de Abreu, que está prestes a estrear uma nova novela no mês que vem, acredita que agora conseguirá conciliar seus projetos e a política. O ator pretende se candidatar a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro, em 2022.

E como já era de se esperar, a intenção, obviamente, trará consequências para sua vida profissional. O ator está na próxima novela da Globo das 21h, chamada Um Lugar ao Sol, que será lançada em novembro. Em entrevista ao Metrópoles, ele disse que conversou sobre a ideia de se candidatar com o seu chefe direto na TV, em reunião nesta sexta-feira (15).

Leia também:

Indignado com “tanqueciata”, José de Abreu manda Bolsonaro enfiar os blindados no “rab*”

ACM Neto atribui "fracasso do PT" no combate à violência a Jaques Wagner

“Não tenho medo [das consequências]. Pela primeira vez, Globo e eu estamos do mesmo lado. O canal, obviamente, não apoia o governo Bolsonaro. Estamos do mesmo lado, fazendo oposição. Se é que a Globo tem uma posição política… Mas pelo ódio que o Bolsonaro tem dela, a perseguição de bolsonaristas a funcionários da casa, como o caso do cinegrafista agredido em Aparecida (SP), tudo isso demonstra como é essa relação”, diz ele.

Atualmente o vínculo do ator com a empresa é fechado por obra. Ele deixou de ter contrato fixo com a Globo desde o ano passado. Com início previsto para novembro, a novela ficará no ar até abril do próximo ano. “Acredito que não terá problema. As convenções de partido serão depois disso”, avalia.

De acordo com reportagem do Metrópoles, a intenção de se candidatar começou a fazer parte dos anseios de Zé de Abreu após integrantes do PT carioca o sondarem sobre essa possibilidade. A primeira conversa partiu do dirigente da sigla, Alberto Lopes Cantalice, segundo o ator. “A gente ficou muito amigo na primeira campanha da Dilma e vínhamos conversando sobre isso”, revela.

A legenda, no Rio de Janeiro, tenta se reestruturar. Na última eleição, apenas Benedita da Silva (PT) foi eleita deputada. 

Em junho, durante visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio de Janeiro para conversar com integrantes do setor cultural, a candidatura de Zé de Abreu foi exposta ao líder-mor da legenda e provável candidato à Presidência, no próximo ano. Na ocasião, Lula teria expressado discordância. Disse que seria melhor para o ator se ele continuasse atuando, pois, em Brasília, correria o risco de passar despercebido.

“Eu já estava a fim, justamente, por causa do efeito Bolsonaro. Eu sempre falava não, porque adoro representar, mas, realmente, esse momento histórico que a gente vive exige um certo sacrifício. É uma pulsão que eu tenho pelo país que a gente está vivendo”, diz Zé de Abreu.

Segundo a reportagem, o sacrifício mencionado pelo ator seria o de ceder quatro anos para atuar na vida pública, em Brasília. Ele também teria que se adequar a algumas regras de decoro. “Vou perder muito da minha liberdade. Como artista, tenho uma liberdade imensa na vida. Como político, vou precisar ter um padrão de comportamento”, acredita.

Matérias relacionadas:

Atriz da Globo expõe motorista de aplicativo que ameaçou agredi-la dentro de carro

Datena anuncia saída da TV para concorrer à Presidência

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp