Política

"Sustentável": Governo Bolsonaro nega divergências sobre COP-26

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 21/10/2021, às 16h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Representantes do governo Bolsonaro negaram, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA) nesta quinta-feira (21), divergências em relação à Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26).

O colegiado é presidido pelo senador Jaques Wagner (PT). "Vivemos um problema de narrativas que pioram a nossa situação. Sustentabilidade — econômica, social e ambiental — não é de esquerda ou direita, mas de bom senso. Estabelecer uma dicotomia é não enfrentar o problema".

Diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores, o ministro Leonardo Cleaver de Athayde lembrou que a COP-26 é o foro de maior primazia para negociações de mudanças de clima e que o governo brasileiro tem todo o interesse para que esse acordo aconteça.

Leia também: Confira quem são os deputados que não se vacinaram contra covid-19

Passageiro passa mal em voo da Latam e senador Otto Alencar faz atendimento médico

"Temos margem de manobra, sim, e pretendemos ser mais flexíveis, inclusive. Essa narrativa de que o Brasil estaria isolado é completamente falsa. Se não houver um acordo em Glasgow vai ser ruim para o país", afirmou o ministro.

Secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Donnini Freire também negou que haja qualquer postura contrária ao consenso na COP-26.

"Temos uma postura construtiva para que a questão climática avance. As COPs não podem se desenrolar sem que tenhamos avanços. O trabalho é de construir pontes para os consensos do multilateralismo".

Matérias Relacionadas

COP26: Vereador critica Rui Costa por ausência em carta pelo clima

Na Pré-COP-26, em Roma, Jaques Wagner critica atuação do governo brasileiro na pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp