Política

Bolsonaro intensifica negociações com PL para disputar reeleição em 2022

Reprodução/Marcos Corrêa/PR
Sem partido desde que deixou o PSL em novembro de 2019, Bolsonaro já tratou sobre seu possível ingresso na legenda com o presidente da agremiação, o ex-deputado Valdemar Costa Neto - condenado no escândalo do mensalão, e posteriormente beneficiado por um indulto do Supremo Tribunal Federal (STF)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcos Corrêa/PR

Publicado em 22/10/2021, às 09h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) intensificou as negociações com o PL, considerado um dos pilares do centrão, para disputar as eleições presidenciais do ano que vem pelo partido. 

Sem partido desde que deixou o PSL em novembro de 2019, Bolsonaro já tratou sobre seu possível ingresso na legenda com o presidente da agremiação, o ex-deputado Valdemar Costa Neto - condenado no escândalo do mensalão, e posteriormente beneficiado por um indulto do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com informações do jornal O Globo, parte da cúpula do PL discutiu o assunto durante um jantar realizado na última quarta-feira (20), no apartamento do senador Wellington Fagundes (PL-MT), com a deputada Bia Kicis (DF), nome de confiança do Palácio do Planalto. 

Na ocasião, segundo a publicação, também estavam presentes Valdemar Costa Neto, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, os senadores Jorginho Mello e Carlos Portinho, além do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos.

Fagundes afirma que uma das exigências de Bolsonaro para se filiar ao PL é a possibilidade de levar consigo grande parte de seus aliados. " Tudo caminha para um bom entendimento com o presidente. Há uma sinalização muito forte do partido de abrigar Bolsonaro e todo o seu grupo", confirmou o senador.

o senador Flávio Bolsonaro (Patriota) deixa claro que seu pai continua dialogando com o PP, comandada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na avaliação de Flávio, a chance do presidente ir para o PL é tão animadora quanto a dele ir para o PP.

"No PL, há um pouco mais de liberdade na construção dos palanques estaduais", pondera, lembrando, contudo, que a boa relação com Nogueira será levada em consideração. 

O jornal apurou ainda que outra condição imposta pelo presidente é a  preferência para escolher os candidatos ao Senado e ao governo em estados-chave, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Na avaliação de interlocutores do chefe do Executivo, o PL tem uma vantagem sobre o PP: o poder é centralizado por Valdemar da Costa Neto, enquanto a sigla de Ciro Nogueira tem nomes fortes ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente em estados do Nordeste.

Alguns correligionários próximos de Valdemar, contudo, dizem reservadamente que não descartam a migração do partido para o palanque de Lula, principalmente se o candidato petista continuar liderando as pesquisas de opinião no ano que vem. 

A eventual filiação de Bolsonaro seria, portanto, uma forma de praticamente garantir o apoio da legenda à sua reeleição.

Outros políticos ligados a Valdemar avaliam que ele vê na possível chegada de Bolsonaro a oportunidade de fazer seu partido ganhar musculatura no Congresso independentemente do resultado da disputa pela Presidência da República.

 Assim, se a sigla eleger 45 deputados, o próximo chefe do Executivo - seja ele quem for - terá de negociar com o PL para governar.

Leia também

Dirigentes do PP discutem criação de federação com PL para eleições de 2022

PTB estuda expulsar filha de Roberto Jefferson para viabilizar filiação de Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp