Política

CPI da Covid: Senadores entregam relatório ao TCU

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/10/2021, às 10h55   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o presidente Omar Aziz (PSD-AM), o vice Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator Renan Calheiros (MDB-AL), chegaram ao Tribunal de Contas da União (TCU), para a entrega do relatório final.

O senador Humberto Costa (PT) também acompanhou os colegas na entrega do documento à ministra do TCU, Ana Arraes.

A CPI quer que o órgão apura se houve interferência política na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec),  que segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, era a responsável pela definição acerca de medicamentos ineficazes contra a Covid-19.

O órgão demorou meses para se manifestar e somente no último dia 21, finalmente votou um relatório contrário o uso de remédios comprovadamente inúteis para tratar pacientes com a doença. O resultado terminou em empate, sem o voto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se ausentou. O documento agora segue para nova consulta pública.

O relatório da CPI questiona se não houve influência do membros do governo Bolsonaro neste posicionamento, já que até na votação da semana passada alguns membros votaram contra o relatório, mesmo com"as melhores evidências científicas disponíveis, recomendarem a não-utilização de cloroquina/hidroxicloroquina, ivermectina, entre outros medicamentos, houve um empate na votação".

"Devem ser investigados se os atos dos membros da Conitec, incluindo o adiamento da deliberação e a votação realizada, foram devidamente motivados e seguiram as disposições da Lei, punindo-se os responsáveis por eventuais desvios", diz o documento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp