Política

Autoridades debatem lixo bilionário de Salvador

Imagem Autoridades debatem lixo bilionário de Salvador
Discussão acirrada tomou conta do programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/03/2012, às 09h18   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A discussão iniciada pelo Bocão News sobre o lixo bilionário de Salvador tomou conta do noticiário político e da agenda daqueles que, de fato, defendem os interesses da cidade. Nesta terça (27), o vereador Jorge Jambeiro (PP) foi convidado a participar do Se Liga Bocão, na Itapoan FM 97,5, para falar sobre um protesto realizado por ele contra a indefinição do estado quanto ao sistema de transporte da Avenida Paralela. Entretanto, o assunto se tornou secundário diante do edital (orçado em quase R$ 5 bilhões) que está prestes a ser lançado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).

Apesar de pertencer ao grupo do Thomé de Souza, o tucano titubeou e não fez a defesa da prefeitura. Preferiu, no entanto, criticar o governo Wagner pela inexistência do projeto executivo de mobilidade da Paralela e pela falta de integração do modal. Por outro lado, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) fez questão de manifestar indignação. “É um despropósito tentar realizar algo assim no final de uma gestão, que por sinal é mal avaliada pela população e teve as duas últimas contas rejeitas pelo TCM”.

Na mira do MP-BA

Em seguida, fez referências à matéria “Quem tem medo do lixo?”, publicada neste site,  e desconstruiu o argumento usado pelo ex-chefe da Casa Civil João Leão (PP) para defender o processo licitatório. “Algumas autoridades do município disseram que a urgência do edital é uma recomendação do Ministério Público. Mas, não foi isso que ouvi do procurador-geral de Justiça. Vamos impedir que isso aconteça. Zé, quero aproveitar a audiência do seu programa para dar visibilidade ao assunto, apesar de algumas pessoas, inclusive prefeituráveis, se desviarem do tema”.

Foi então que o líder da situação na Câmara Municipal, Téo Senna (PTC), entrou ao vivo por telefone e apimentou ainda mais o debate. “É um direito que o deputado tem de criticar o processo. Entretanto, me parece que ele usa a mesma estratégia que o PT usava quando ele foi prefeito de Salvador. Imbassahy devia usar esses argumentos contra o governo do PT, que não fez nada pela cidade. Agora, é claro que os valores envolvidos no edital vão resultar em investimentos para nossa capital. Além disso, tudo será fiscalizado pelo Legislativo e pelo MP-BA”.

Ao final, Jambeiro ainda teve tempo de anunciar que a Comissão de Finanças pretende convidar o titular da Sesp, Marcelo Abreu, para prestar esclarecimentos sobre a licitação bilionária.


Leia matérias relacionadas:

Vereador leva bolo para Câmara e ironiza projetos do metrô


Imbassahy pede ao Ministério Público que investigue licitação da limpeza


Sesp prepara licitação bilionária


Foto: Ilustrativa

Nota originalmente publicada às 20h do dia 27


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp