Política

92 prefeitos e vices paulistas não poderão votar nas prévias do PSDB, decide comissão

Reprodução/Twitter/@PSDBoficial
Nos bastidores, a decisão foi lida como um revés para o grupo paulista, que agora poderá tentar recorrer à Executiva Nacional, mas com poucas chances de reverter o cenário.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/@PSDBoficial

Publicado em 02/11/2021, às 15h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão das Prévias do PSDB recomendou nesta terça-feira (2) a exclusão de 92 prefeitos e vices paulistas da lista de eleitores que poderão participar do processo que escolherá o representante do partido nas próximas eleições presidenciais. 

De acordo com informações do jornal O Globo, o grupo concluiu que as datas de filiações desses membros da legenda estão sob suspeitas de irregularidades.

Aliados e apoiadores da candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acusam o PSDB paulista de supostamente fraudar as datas de filiações desses prefeitos para favorecer a candidatura de João Doria, governador de São Paulo.

Segundo a Comissão, os prefeitos devem ser excluídos da votação tanto do aplicativo de votação das primárias, quanto das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral.

Haverá possibilidade de votar presencialmente nas prévias, em Brasília, no dia 21 de novembro. Contudo, o relatório do grupo que organiza o processo abre possibilidade para que prefeitos e vices que se sentirem prejudicados possam contestar a decisão. 

Nesse caso, os representantes teriam que solicitar à Executiva Nacional a participação nas prévias. Porém, seria necessário apresentar "provas contundentes".

Também segundo o jornal, nos bastidores, a decisão foi lida como um revés para o grupo paulista, que agora poderá tentar recorrer à Executiva Nacional, mas com poucas chances de reverter o cenário.

Por meio de nota, Leite comemorou a recomendação. "Louvo a comissão provisória das prévias que agiu para manter o jogo eleitoral dentro das regras acordadas. E espero que, daqui pra frente, a disputa democrática pelo voto dos tucanos também mantenha o PSDB unido e forte", avaliou.

Leia Também

Bruno Reis faz segunda viagem internacional no ano e Ana Paula assume prefeitura

Mario Frias repercute Roda Viva com Wagner Moura e volta a atacar baiano: "Sujeito patético"

Ex-bailarina do É o Tchan repudia reportagem que apontou ascensão na PRF

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp