Política

Projeto "antimachista" é apresentado na Câmara de Salvador; entenda

Divulgação
Iniciativa é orientar homens sobre masculinidades  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2021, às 14h47   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto antimachismo promete render debates na Câmara Municipal de Salvador. O vereador de Salvador Suíca (PT) propõe, através do Projeto de Indicação nº 561/2021, a criação de uma linha telefônica gratuita para escuta de homens.  

Segundo o texto, a iniciativa é orientá-los sobre masculinidades e temas correlatos, contribuindo na formação e para minimizar, cada vez mais, as práticas de violência doméstica, que aumentaram substancialmente durante a pandemia.

Leia também:

O projeto destaca que não deseja tornar os homens vítimas ou desresponsabilizá-los de atos violentos, que comentam contra uma mulher. "O projeto vem para somar e reforçar as políticas públicas voltadas às mulheres, integrado a uma abordagem pedagógica, com o intuito de prevenir a violência sexista por meio da compreensão e da atenção às suas causas", aponta.

O vereador reforça que as violências de gênero são reconhecidas mundialmente como problema de saúde pública. "A principal causa é o machismo estrutural e institucional, que ocasiona sofrimento psíquico às vítimas, como depressão, ansiedade, fobias, transtorno pós-traumático, problemas alimentares, aumento nas taxas de suicídio e feminicídio", diz Suíca.

O projeto contra o machismo deverá tramitar nas comissões antes de chegar ao Plenário. Ainda não há data para a apreciação da proposta.

Leia também:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp