Política

Vereador rebate crítica de Rui Costa sobre realização do Carnaval; confira

Vagner Souza\BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza\BNews

Publicado em 03/11/2021, às 18h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Claudio Tinoco (DEM), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos da Câmara de Salvador, criticou a fala do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que declarou que ainda não pode anunciar a realização do Carnaval em Salvador em 2022.

"Após passar duas semanas fora do nosso estado, no exterior, Rui Costa acaba de dar uma declaração de que não pode aceitar a retomada do Carnaval em 2022 porque os indicadores da pandemia não estão ainda caindo a contento. Objetivamente, Quais são os dados que o governador cita? Com data e indicador que estão sendo analisados?”, questiona o parlamentar.

Tinoco apresenta índices da covid-19 na cidade para defender a realização da festa. No dia 15 de setembro, Salvador tinha 65 pessoas internadas em leitos de UTI covid adulto, e ontem, 2 de novembro, tínhamos 41 pessoas internadas, apresentando uma redução de 37% nesse período. Hoje, Salvador tem 134 leitos de covid, tendo 625 fechados desde o início do arrefecimento da pandemia. 

“Essa não pode ser uma decisão pessoal. Até porque o governador vem dado sinais claros de contrariedade a segmentos de eventos e entretenimento. O que defendemos é que governo deixe claro quais são as condições que está considerando ao analisar a realização de eventos maiores”, defendeu o vereador Claudio Tinoco.

Matérias relacionadas: Rui pede cautela e paciência ao falar sobre realização do réveillon e carnaval: "Não vou me arriscar e antecipar"

Secretário confirma que prefeitura de Salvador cogita reduzir dias de carnaval para viabilizar festa em 2022

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, o governador apresentou números no Estado. Ele disse que há 45 dias os números de casos ativos e internações não caem. Rui Costa também foi ao Twitter desabafar sobre o tema. "É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se, em 45 dias, os números não caem! Precisamos de cautela e paciência. Sei que estamos cansados, mas não anunciarei medidas que possam fazer a Bahia entrar em um novo surto de coronavírus. Me preocupa muito o relaxamento na prevenção à Covid 19. O número de contaminados e pessoas internadas não cai na Bahia há mais de 45 dias, ou seja, o coronavírus continua circulando entre os baianos. A Europa enfrenta um novo surto em alguns países. O perigo continua", disse o governador no Twitter.

A Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos da Câmara Municipal de Salvador, presidida por Tinoco, realizou duas audiências públicas nos últimos meses para debater a realização de eventos e do Carnaval em 2022. Na última reunião, ocorrida no fim de outubro, os membros da mesa cobraram uma decisão da realização do Carnaval até o dia 15 de novembro, para que haja viabilidade de tempo para a execução da festa.

"Nós não podemos acreditar que São Paulo e o Rio de Janeiro levem os nossos artistas, nossas entidades carnavalescas para lá, enquanto o berço da cultura, Salvador, vai se render a uma ameaça que é única e exclusivamente do governador Rui Costa, que vem dando declarações muito claras de que a pandemia deve durar até o 31 de dezembro de 2022", criticou Tinoco.

O vereador ainda convocou todos os 43 parlamentares da Câmara a "assumir um compromisso de defesa da Cultura e do Carnaval de Salvador e da Bahia" e defender a realização da festa em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp