Política

Com fome em alta, governo Bolsonaro lança programa para incentivar doação de alimentos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 11/11/2021, às 09h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o avanço da fome no Brasil, retornando a patamares de anos atrás, o governo Bolsonaro lança nesta quinta-feira (11) o novo programa "Brasil Fraterno - Comida no Prato". O evento de lançamento acontece às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília, no Distrito Federal.

O ministro da Cidadania, João Roma, vai apresentar o programa que visa facilitar a doação de alimentos

A ideia é modernizar o acesso de instituições habilitadas a receber as doações das empresas interessadas, que vão ter como contrapartida a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Após a apresentação, o ministro irá responder aos questionamentos da imprensa.

Leia mais

-Brasil exporta Fome Zero e se torna 10º maior doador mundial

-Mulher presa por furtar miojo desabafa após sair da prisão: “Eu estava com muita fome”

-Senado aprova PEC que garante renda básica à população pobre

DADOS

Dados divulgados em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a fome no Brasil chegou a 10,3 milhões de pessoas, sendo 7,7 milhões de moradores na área urbana e 2,6 milhões na rural.

De acordo com a primeira parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a insegurança alimentar grave, condição na qual as pessoas relatam passar fome, atingiu 4,6% dos domicílios brasileiros, o equivalente a 3,1 milhões de lares. A fome aumentou 43,7% em cinco anos.

No entanto, o índice foi feito com base em informações colhidas entre junho de 2017 e julho de 2018 em quase 58 mil domicílios de todas as regiões do país.

A pesquisa mostra que a insegurança alimentar grave havia recuado de 8,2% da população em 2004 para 5,8% em 2009. Em 2013, a proporção havia cedido para 3,6%.

A melhora registrada ao longo de uma década tirou o Brasil do Mapa Mundial da Fome em 2014, segundo relatório global divulgado à época pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp