Política

Ademário Costa é o novo secretário de Combate ao Racismo do PT na Bahia

Divulgação
Para o dirigente, a sua eleição representa o reconhecimento da representatividade antirracista, anticapitalista e socialista da sua candidatura e chapa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/11/2021, às 18h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Eleito neste sábado (13), por aclamação consensual de todas as forças internas do PT, Ademário Costa, atual presidente municipal do PT Salvador, é o novo secretário de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia. A eleição teve a participação inédita de 2.587 filiados e foi resultado da união das chapas Povo Negro Unido e Forte e Pelos Passos de Luiza.

Ademário assume a Secretaria Combate ao Racismo do PT Bahia ao lado de Jumária Santos, atual secretária de Formação Política do PT Salvador, Evilailton José, secretário de Combate ao racismo do PT Bahia, e Ailton Ferreira, do Instituto de Reparação, representando um novo tempo de ações antirracistas do PT na Bahia.

Para o dirigente, a sua eleição representa o reconhecimento da representatividade antirracista, anticapitalista e socialista da sua candidatura e chapa. “Apresentamos uma proposta inovadora de socialismo abolicionista para dentro do partido, entendendo o PT como importante instrumento de luta contra o racismo, de reparação e garantia de direitos do povo negro, além de ter a tarefa de aquilombar o partido”, declarou Ademário.

A nova diretoria eleita assume com o compromisso de elaborar o novo plano de combate ao racismo da Bahia, que irá compor o plano de Governo de Jaques Wagner, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT; aumentar o número de candidaturas negras, promovendo a inclusão da população negra nos espaços de poder, tanto nas instâncias internas do partido como no Parlamento; gerir o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as candidaturas negras, aumentando a capacidade de participação eleitoral do povo negro, entre outras ações.

Leia também:

PT da Bahia fará reunião para definir palanques de Lula e Wagner em 2022
PT de Salvador vê "neoliberalismo" em projeto da prefeitura 
PT de Salvador anuncia série protestos consecutivos contra Bolsonaro em uma semana

Desde a campanha, Ademário propõe que a secretaria trabalhe três eixos temáticos: apresentar políticas públicas de combate ao racismo que superem os programas anteriores do PT, com destaque para a implementação da Política Integral de Saúde da População Negra, a obrigatoriedade do estudo da história geral da África e da história da população negra e indígena no Brasil, a inclusão de vagas exclusivas para a população negra nos programas e políticas públicas de moradia, criação de um plano de enfrentamento à violência e um programa de financiamento que garanta acesso à educação de qualidade, à cultura e lazer e à capacitação profissional para a juventude negra, entre outros; promover a interiorização das ações de combate ao racismo nos territórios e municípios, com a criação de secretarias municipais de combate ao racismo, ações e mobilizações regionais, fortalecendo a agenda da secretaria estadual em toda a Bahia; e, por último, transformar a política e organização partidária de combate ao racismo do PT seja uma pauta da agenda da sociedade baiana, promovendo mobilizações e formações.

“Essas são propostas e ações fundamentais para uma nova geração de políticas públicas de combate ao racismo da Bahia, que vai nortear os próximos governos do PT. É preciso romper com o sistema racista social colocando a pauta antirracista como uma agenda da sociedade civil, mobilizando em torno das candidaturas de Lula para presidente e de Jaques Wagner para o governo da Bahia. Vamos trabalhar para uma transformação de dentro para fora das estruturas sociais. Serão tempos desafiadores de construção de políticas públicas, organizações de base partidária e social, mudança de velhas estruturas, inclusão e interiorização do debate contra o racismo na Bahia”, explicou Ademário Costa.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp