Política

Eduardo Bolsonaro elogia sistema político do Oriente Médio: “Qualidade de vida sensacional”

Reprodução/Facebook
Em live, deputado negou autoritarismo na região  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 20/11/2021, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) elogiou o sistema político do Oriente Médio, classificando-o como “Qualidade de vida sensacional”. De acordo com o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não há autoritarismo na região. As declarações do parlamentar foram dadas durante a live do seu pai, na noite desta sexta-feira (19), na rede social Facebook. 

Eduardo disse: “Alguns criticam, [dizendo] que não são democracias. Vale lembrar que esses países [Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar] são monarquias, e sempre sinalizando para uma abertura. Fato que não ocorre com Cuba e Venezuela, por exemplo, poucas vezes criticados por esses mesmos jornalistas que falam besteira. Qualidade de vida sensacional”.

Os três países visitados pelo deputado são monarquia, porém, dois deles, Emirados Árabes e Catar, são considerados absolutistas. Vale lembrar que, neste sistema governamental, o monarca está acima de todos os outros órgãos de Estado, concentrando em si os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 

Bahrein, outro país a que o parlamentar se referiu, também é considerado uma monarquia, porém constitucional. Contudo, na prática, não há democracia. De acordo com a Freedom House, uma organização americana fundada na década de 1940, em meio à luta contra o fascismo e dedicada à defesa da democracia, o uso da internet no país é restrito e as autoridades já removeram conteúdos de críticas ao governo nas redes sociais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp