Política

TCU rejeita pedido de afastamento do presidente do Inep

Flickr/TCU
Bnews - Divulgação Flickr/TCU

Publicado em 20/11/2021, às 10h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou a medida cautelar apresentada por parlamentares por suspeitas de interferência política e ideológica do governo na elaboração do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Deputados da oposição assinaram o pedido para que o órgão solicitasse adequações à prova e também que o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, fosse afastado.

Nas últimas semanas, dezenas de servidores do Inepe pediram demissão do cargo, boa parte deles que atuavam diretamente com o Enem. As informações são da CNN Brasil.

Relator do processo, o ministro Walton Alencar Rodrigues argumentou que não existem indícios de responsabilidade por parte do presidente do órgão.

Ele também acrescentou que não há “medidas que se possa adotar para aumentar a segurança ou a qualidade das questões, sem comprometer a realização do exame no prazo programado.”

Na semana passada, durante viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Enem deste ano "começa agora a ter a cara do governo". A frase gerou repercussão e agravou a crise institucional no Inep.

Segundo servidores, representantes do governo Bolsonaro teriam tentado impor a mudança do termo "Golpe de 64" para "Revolução de 64".

Ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro concordou que a prova deste ano tinha a "cara do governo", mas no que tange à "honestidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp