Política

Dilma anuncia equipe econômica

Publicado em 23/11/2010, às 18h41   Redação Bocão News



De acordo com a assessoria de imprensa da presidenta eleita, Dilma Rousseff, até esta quinta-feira (25) deverão ser anunciados os nomes que irão comandar os ministérios da Fazenda e do Planejamento e o Banco Central. Ela pretende anunciar a equipe econômica antes da viagem que fará a Georgetown, capital da Guiana.

Antes do anúncio oficial, Dilma deverá se reunir com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o que deve ocorrer entre esta terça (23) e a quarta-feira (24), na Granja do Torto ou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o governo de transição. Há especulações de que Meirelles poderá se antecipar e anunciar nesta quarta-feira sua saída antes mesmo de Dilma fazer o anúncio da equipe.

Ela convidou para substituir Henrique Meirelles o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini. Com bom trânsito no Ministério da Fazenda, ele é considerado ideal, pois, além de sinalizar a continuidade da condução da política monetária, poderá fazer a integração entre o banco e a pasta comandada por Mantega.

Para a Fazenda já está praticamente definida a manutenção do ministro Guido Mantega, que teria aceitado o convite para permanecer no cargo. 

Miriam Belchior deve ocupar a pasta do Planejamento em substituição ao ministro Paulo Bernardes. Miriam Belchior coordena o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será incorporado ao Planejamento. 

A atenção agora é sobre a escolha de substituto para o atual secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, cuja permanência ficou insustentável a partir do desgaste sofrido com o episódio de quebra do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e pessoas ligadas ao PSDB.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp