Política

Maria Maia é cassada pelo TRE

Imagem Maria Maia é cassada pelo TRE
A prefeita de Candeias é acusada de cometer diversas irregularidades na campanha de 2008  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2012, às 10h26   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp


Após ter o julgamento adiado em uma semana devido a um pedido de vista, e depois de quatro anos, Maria Maia (PMDB) foi cassada e deve deixar a prefeitura de Candeias antes do término de seu mandato, além de perder seus direitos políticos. A maioria da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o voto do corregedor Josevandro Andrade. O único juiz que voltou contra a cassação foi Maurício Kertzman - este se aposenta no dia 13 de julho.

A peemedebista é acusada de abuso de poder econômico, caixa 2 e uma doação suspeita de R$ 260 mil para campanha eleitoral de 2008. Durante todos estes anos, a prefeita conseguiu protelar o julgamento e se segurou no comando da gestão municipal. Agora, perde o cargo em um momento inoportuno. As eleições se avizinham e a ex-prefeita Tonha Magalhães (PR) e o ex-secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins (PT), ficam com o caminho livre para disputar a sucessão.


A atual gestora não poderia se candidatar novamente, mas no cenário da cidade, circula que ela preparava o terreno para o secretário municipal de Serviços Públicos, Carlos Serravale, membro do PMDB. No cenário local, ainda se discute outra possibilidade. Diante da iminente perda de força política da prefeita cassada, Geddel Vieira Lima, estaria costurando uma aliança com o grupo comandado por Tonha Magalhães.

Os dois grupos – Maia e Magalhães – se alternam na administração do rico município da Região Metropolitana de Salvador. O candidato do governador Jaques Wagner, Martins espera capitalizar o escândalo e trabalhar a imagem de técnico que pode tirar a cidade da penumbra. Por outro lado, Tonha Magalhães tem um recall considerado e parte para disputa com mais 13 mil votos “assegurados”.  Como eleições no interior tem peculiaridades, a união entre Tonha e Maia pode derrubar o projeto petista na cidade.

Fato é: Maria Maia está cassada!

Matérias relacionadas:


TRE retoma julgamento que pode cassar prefeita de Candeias

TRE aguarda escolha de Dilma Rousseff

TRE decide cassação de Maria Maia nesta quarta

Maria Maia e Amiga Jú se complicam no TCM

Maria Maia (PMDB) pode ser cassada ainda este mês

Prefeita de Candeias deve ser cassada


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp