Política

Atraso na construção Fiol recai sobre a Valec

Imagem Atraso na construção Fiol recai sobre a Valec
Secretário estadual solta chama comando da empresa de incompetente   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2012, às 08h05   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Indústria e Comércio, James Corria, declarou de forma enfática a insatisfação do governo baiano com a estatal Valec, responsável pelas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

De acordo com o jornalista de A Tarde, Levi Vasconcelos, a situação chegou a este extremo após a Andrade Gutierrez revelar que manteve 2.5 mil homens no canteiro de obras que tem em Jequié, por ela contratados porque acreditou na palavra do governo de que as obras iam decolar.

Transcorrido algum tempo, percebeu que nada havia mudado no ritmo da injeção de recursos e mandou 2.3 mi embora. O superintendente do Ibama, Célio Costa Pinto, diz que o órgão concedeu a licença de instalação para cerca de 500 km, mas teve de suspendê-la.

A razão, ainda segundo contou Costa Pinto ao jornalista de A Tarde, foi o não cumprimento do Plano Básico Ambiental por parte da Valec. Esta condição, apontada como incompetência, é que provocou a resposta do Ibama e que agora só libera a Fiol de 20 km em 20 km.

Levi Vasconcelos, que assina a coluna Tempo Presente, ainda escreve outra nota denominada: Diagnóstico e Incompetência. Nela, ele lembra que no último dia 10 de abril, os ministros Sérgio Passos (Transportes) e Miriam Belchior (Planejamento) foram a Jequié em companhia do governador Jaques Wagner. Lá, tiveram uma reunião ‘de trabalho’ no qual qual o acesso foi restrito.

Na pauta deste encontro ‘in loco’ estavam os atrasos da Fiol. Vasconcelos narra que ficou claro para os ministros, e isso foi dito por eles, que a Valec simplesmente não consegue dar as respostas que a lei exige.

Neste sentido o que fica claro é que o problema já está diagnosticado e que agora, “vem o secretário James Correia e sugere que ‘talvez seja hora da Bahia pensar em pedir o comando da Valec’”, conta Levi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp