Política

Governo assina protocolo de parceria tecnológica do Estaleiro

Publicado em 04/05/2012, às 17h25   Redação Bocão News



No início da tarde desta sexta-feira (4), às 12h, no prédio da Governadoria (Centro Administrativo da Bahia - CAB), o governador Jaques Wagner, na presença do Secretário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa e do presidente da EEP, Fernando Barbosa, assinou com a empresa japonesa Kawasac, a parceria tecnológica para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, formado pelas empresas Odebrecht, OAS e UTC.

Já com bons investimentos no Brasil, a nova empresa parceira somará esforços com o governo do Estado da Bahia e o empresariado brasileiro se associando ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu: “Nós que não detinhamos tecnologia para fabricação de navios, plataformas e sondas de alta performance com esse ato entramos no cenário nacional e internacional para competir nesse mercado bilionário”, enfatizou Costa, Secretário da Indústria Naval e Portuária, presente no evento.

O convênio garantirá transferência tecnológica para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e a capacitação de mão de obra local.

O Estaleiro do Paraguaçu, localizado no município de Maragojipe, no Recôncavo, a 42 quilômetros de Salvador, terá investimentos de R$ 2 bilhões, maior aporte privado realizado na Bahia nos últimos dez anos. Quando concluído, em 2014, terá capacidade para fabricação de diferentes tipos de embarcações, como plataformas, navios especializados, vasos de guerra e unidades de perfuração.

As obras, atualmente na fase de terraplanagem, deverão ser finalizadas em 2014. A previsão é gerar três mil empregos diretos durante a construção e cinco mil após início da operação do estaleiro, além de dez mil indiretos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp