Política

Petistas apostam em aliança com Lídice

Imagem Petistas apostam em aliança com Lídice
Senadora ainda aposta em candidatura, PT na aliança  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/06/2012, às 11h20   Redação Bocão News



Após afirmar que há muita mobilização entre os pré-candidatos à prefeitura de Salvador, mas pouca ação - a senadora Lídice da Mata, que aposta em uma pré-candidatura pelo PSB - é vista  também como uma forte aliada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 
Lideranças do PT sinalizaram à Tribuna da Bahia que não acreditam na evolução desse processo do PSB e preferem se empenhar para tê-la como forte aliada no pleito. 
Em entrevista copnedida ao impresso, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) tentou desconstruir a tese que corre nos bastidores de que mais uma candidatura dentro da base poderá representar uma ameaça ao projeto do PT de avançar e conquistar o poder Executivo. “Tem muito mais gente torcendo que ela (Lídice) saia do que ela mesma. Acho que esse, inclusive, tem sido um papel mais dos adversários dela e dos meus”, ironizou. 
O deputado destacou que a senadora tem “legitimidade” para ingressar na disputa, mas acrescentou que muitas águas ainda devem rolar até o prazo final das convenções. “Não tem problema. Agora as convenções vão até dia 30 de junho. Estamos conversando. Conversei longamente com a senadora na semana passada e ela também já dialogou sobre isso com o governador”, afirmou, sinalizando que as questões ainda estão em aberto e que há possibilidade de Lídice apoiá-lo. 
Ao ser questionado sobre a declaração de Lídice de que um apoio do prefeito João Henrique seria negativo, Pelegrino desconversou: “Não trabalho sobre hipóteses e sim sobre fatos”.  Em seguida disse que não comentaria a opinião da senadora.  
O presidente estadual do partido, Jonas Paulo, disse não acreditar que haverá mais postulações dentro da base, embora destaque que essa é uma questão “legítima e um direito de todos”. “O processo está partindo para o afunilamento. Está claro em todas as pesquisas que há uma polarização e que o nome de Pelegrino é o que melhor pontua dentro da base”, afirmou. 
Ele deixou claro que tem sido perseguida a unidade dos partidos considerados como de esquerda. “A disputa central é com o DEM e essa eleição tem um caráter nacional”, frisou. Num recado ao PSB, o dirigente ressaltou ainda a contribuição de seu partido para a eleição da senadora. “O PT se orgulha dos quase dois milhões de votos que a nossa chapa de deputados deu para eleger a primeira senadora da Bahia e se a esquerda elegeu dois senadores deve-se a nossa unidade”, enfatizou.
A crença de que as articulações poderão favorecer uma forte aglutinação em prol de Pelegrino até as convenções também é destacada pela presidente do PT, vereadora Marta Rodrigues. “Estamos em processo de diálogo e construindo esforços no sentido de trazer principalmente o PSB e o PCdoB, aliados de grande trajetória.  É nisso que estamos apostando, pois precisamos manter essa base do governo Dilma. Até o final do mês com certeza essa situação será melhor delineada”, destacou.  
Em conversa com a Tribuna, a senadora Lídice disse estar em momento de avaliação da possível candidatura. “Nós podemos ser candidatos ou podemos trabalhar a hipótese de apoiar a candidatura de Nelson, a candidatura de Alice (Portugal, do PCdoB) ou a candidatura de alguém que esteja no nosso campo de alianças”, afirmou.

Nota originalmente publicada às 8h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp