Política

DEM e PV oficializam aliança

Roberto Viana
Professora Célia Sacramento foi escolhida para ser vice na chapa de ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 15/06/2012, às 07h28   Guilherme Vasconcelos (@gvasc)




Em uma tentativa de se aproximar dos movimentos sociais e de incorporar propostas historicamente associadas a partidos de esquerda, o DEM oficializou na tarde desta quinta-feira (14) , durante evento realizado na Associação Cultural Caballeros de Santiago, no bairro do Rio Vermelho, a aliança com o PV e a escolha da professora Célia Sacramento para ocupar a vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito ACM Neto.

Após assinar compromisso público com 43 propostas apresentadas pelo PV como condição para selar o apoio aos democratas, Neto comparou o entendimento com os verdes ao que o PT fez nas eleições de 2002, quando o ex-presidente Lula foi buscar o apoio do empresário José Alencar para sinalizar ao mercado financeiro que iria manter os pilares da política econômica do governo FHC. “É com esse mesmo espírito que estamos aqui hoje. Estamos escrevendo uma página na história de Salvador. Esta é uma aliança que vai resgatar o respeito de nossa cidade e colocar Salvador no século XXI”, declarou.



Repetindo o discurso adotado pela ex-senadora Marina Silva nas eleições presidenciais de 2010, os dirigentes do PV presentes ao evento ressaltaram que o partido busca superar a dicotomia entre direita e esquerda, enfatizando que o acerto com o DEM só foi possível porque ACM Neto aceitou, “sem mudar nenhuma vírgula”, o conjunto de propostas que o partido sugeriu, entre as quais destacam-se a profissionalização da administração pública, o controle social da gestão pública e a intolerância com a corrupção. “O PV sempre esteve à frente de seu tempo. O resto é preconceito. O que está aqui é uma base programática, um documento inovador, que trará a Salvador o que há de mais moderno em termos de sustentabilidade”, assegurou o vice-presidente nacional da legenda, Edson Duarte.

Nem todo mundo, entretanto, parece ter ficado satisfeito com a aliança e com a escolha de Célia Sacramento para ser a vice-prefeita. Apesar de Neto ter garantido que todas as negociações com o PV foram “colegiadas” e aprovadas por todas as outras legendas que compõem a chapa – PPS e PSDB –, nenhum membro da executiva municipal dos tucanos, assim como ocorreu no anúncio do apoio ao DEM, compareceu ao evento, deixando transparecer fissuras causadas pela retirada da candidatura do ex-prefeito Antônio Imbassahy, obrigado a desistir do pleito por conta de um acerto costurado exclusivamente pelas instâncias nacional e estadual do PSDB. Os tucanos, inclusive, haviam indicado nesta terça-feira o nome de José Carlos Fernandes, presidente municipal da legenda, ao posto de vice.



Em conversa com a reportagem do Bocão News, o presidente estadual do PSDB, Paulo Sérgio Passos, minimizou as divergências internas. “A executiva municipal fez um indicativo de que gostaríamos de ter o vice, mas isso nunca foi colocado como um pré-requisito para que pudéssemos estar nessa aliança. Se o vice tivesse sido nosso, ótimo”, argumentou. Questionado se Imbassahy apoiaria com convicção a candidatura democrata, Passou garantiu que “o PSDB participará com força e vigor”. “Por ser um homem maduro, acredito que o ex-prefeito irá se manifestar no momento próprio sobre o assunto”, avaliou.

Vice – Filiada há seis anos ao PV, Célia Sacramento é especialista em planejamento tributário, direito eleitoral e perícia contábil, além de professora da UFBA e da UEFS.  Nem bem ganhou os holofotes, porém, ela já teve seu nome envolvido em uma controvérsia. Apontada como uma das fundadoras do Instituto Steve Biko, entidade dedicada à luta pelos direitos dos negros, Célia se disse surpresa ao saber que a direção da instituição publicou uma nota em que nega qualquer vínculo entre as partes.



“Confesso que fiquei surpreendida com isso. Apesar de nunca ter exercido cargo nenhum no instituto, participei do processo de formação e sempre estive à disposição deles”, justificou. No comunicado divulgado nesta quarta-feira (13), a diretora executiva da entidade, Jucy Silva, é bem clara: “Declaramos que a senhora Célia Sacramento não é membro fundador e não faz parte do quadro diretivo do Instituto Cultural Steve Biko”.

Fotos: Roberto Viana//Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp