Política

TCU rejeita conta de ex-prefeitos em São Francisco do Conde

Imagem TCU rejeita conta de ex-prefeitos em São Francisco do Conde
Antônio Calmon (PMDB), postulante a retornar ao cargo, poderá ficar inelegível  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/06/2012, às 07h57   Redação Bocão News



O ex-prefeito de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, Antônio Calmon (PMDB), postulante a retornar ao cargo, teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades durante o exercício na administração pública.

Nesta terça-feira (19), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu do presidente do TCU, Benjamin Zymler, a relação de gestores públicos com as contas impugnadas. A ministra informou que caberá à Justiça Eleitoral julgar se as irregularidades verificadas pelo órgão fiscalizador sujeitam seus autores à inelegibilidade.

Segundo o relatório divulgado pelo TCU, Calmon não prestou contas dos recursos do contrato de repasse entre a União, por intermédio da Caixa Econômica Federal e o município para a execução de obras relacionadas melhorias de unidades habitacionais e infraestrutura urbana.

O ex-prefeito ainda foi notificado por ter sucedido Osmar Ramos, também relacionado entre os inelegíveis, na administração do município e não ter adotado as providências necessárias à apresentação da prestação de contas ou visando à proteção do patrimônio público. Em toda a Bahia, foram 771 ocorrências de rejeição e 481 responsáveis atingidos. O relatório também rejeitou as contas do deputado federal Geraldo Simões (PT), dos ex-prefeitos Pedro Britto e Paulo César Falcão(ambos Amélia Rodrigues), José Ubaldino Alves Pinto Júnior (Porto Seguro), do pré-candidato petista em Juazeiro, Joseph Bandeira, do ex-congressista Severiano Alves (PMDB), entre outros.

Nota originalmente publicada às 21h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp