Política

Secretário da Educação faz 'pouco caso' da greve dos professores

Imagem Secretário da Educação faz 'pouco caso' da greve dos professores
"Está totalmente enfraquecida no interior do estado. Está concentrada só na capital"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/06/2012, às 08h32   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



Alheio às diversas manifestações dos professores paralisados por 70 dias, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, em entrevista nesta quarta-feira (20), declarou que o movimento grevista está totalmente enfraquecido em todo o estado. A outra novidade do dia foi a volta dos alunos do 3º ano das escolas da rede estadual às aulas na próxima segunda-feira (25).

“A paralisação praticamente não existe no interior e se concentra na capital. Não há mais motivos para a greve. Eu não tenho dúvidas de que o ano letivo pode ser retomado e as aulas devidamente repostas. A greve causa danos a todos: alunos, famílias e aos próprios professores”, afirmou Barreto.

A volta dos alunos do 3º ano do Ensino Médio às aulas também foi comentada pelo secretário. “As aulas serão concentradas em uma escola pólo. Todos os alunos do bairro estudarão em uma determinada escola. Nós estamos organizando um calendário que contemple, a partir de segunda-feira, todas as disciplinas. Iniciaremos as aulas de uma forma excepcional. Assim que a greve acabar, os alunos voltarão às suas escolas e farão a continuação do conteúdo. Já nos municípios da Região Metropolitana, estamos planejando retomar o 3º ano nas próprias escolas, mas não para esta segunda-feira”, garantiu.

O secretário falou sobre as ações que tentam fortalecer a aprendizagem dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para as provas de vestibulares. Atualmente, em 286 municípios, as aulas transcorrem normalmente, totalizando 745 escolas em pleno funcionamento. Este número representa 53% da rede estadual, que conta com 1.412 unidades. Já 177 unidades, estão com funcionamento parcial. 

Enfraquecida?

Se o secretário de Educação está considerando a greve enfraquecida, em assembleia realizada na última terça-feira (19), os professores da rede estadual decidiram continuar o movimento e, incluse, já agendou eventos para fortalecer a paralisação. A próxima assembleia para discutir os rumos da greve está marcada para a próxima terça-feira (26), mas a qualquer momento uma convocação extraordinária poderá ocorrer.

Entre as atividades constantes na agenda da greve, ficou decidido que na quinta-feira (21), às 9h, os trabalhadores estarão mobilizados no Campo Grande e depois sairão em passeata pelas ruas do centro de Salvador até a Praça da Sé. A passeata conta com a participação dos estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Já na sexta-feira (22), a categoria sairá em visita às redações das principais emissoras de TV, Rádio, portais de notícias e Jornais locais.

O Bocão News pergunta aos seus leitores: será que a greve dos professores realmente enfraqueceu ou é uma estratégia política do secretário para minimizar o problema?  

Nota originalmente publicada às 19h do dia 20


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp