Política

Prefeitos lideram no Rio e Belo Horizonte; veja ibope em 4 capitais

Publicado em 04/08/2012, às 11h18   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os atuais prefeitos do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) começaram a campanha eleitoral com vantagem para tentar a reeleição, de acordo com pesquisas do Ibope divulgadas pela Globo. Na capital fluminense, apesar de disputar com outros seis candidatos, Eduardo Paes (PMDB) tem 49% das intenções de voto na pesquisa estimulada, resultado que, mantido, lhe daria a vitória no 1º turno.
O segundo colocado é Marcelo Freixo (Psol), com somente 8%; o deputado Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito Cesar Maia tem 5%. O peemedebista conta com o apoio de 20 partidos, e terá 16min24seg no programa eleitoral gratuito de rádio e TV.
Freixo conta com apoio de personalidades, como Chico Buarque e Caetano Veloso, para tentar reverter a falta de recursos e estrutura de campanha. Na capital mineira, o prefeito Mário Lacerda (PSB) tem uma liderança menos folgada, mas também tem chances de liquidar a disputa ainda no 1º turno.
Com 43% das intenções de voto, enxerga o ex-aliado Patrus Ananias (PT) somar 21%, em uma disputa polarizada, em que os demais candidatos quase não pontuam. Em São Paulo, o quadro é mais acirrado. O ex-governador José Serra (PSDB) possui 26%, e está empatado tecnicamente com Celso Russomanno (PRB), que tem 25%.
Contra o tucano, entretanto, pesa uma rejeição de 34%, ante os 8% que dizem não votar em Russomanno. O candidato petista Fernando Haddad, que tem o ex-presidente Lula como principal cabo eleitoral, está apenas na 4ª colocação, com 6%, atrás de Soninha Francince (PPS), que soma 7%.
No Recife (PE), única capital que houve duas pesquisas do instituto Ibope desde o início da campanha, o candidato Humberto Costa (PT) manteve a liderança com 35%, mas registrou queda de 5 pontos em comparação com o levantamento divulgado em 16 de julho.
O segundo colocado Mendonça (DEM) manteve-se em 20%, e Geraldo Júlio (PSB), candidato do governador Eduardo Campos, cresceu 7 pontos e chegou a 12%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp