Política

Violação do Siga Saúde revelaria interesse eleitoral de Mauricio de Tude

Imagem Violação do Siga Saúde revelaria interesse eleitoral de Mauricio de Tude
Nos comprovantes de agendamento aparecia nome do candidato a prefeito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/09/2012, às 10h24   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota oficial divulgada pela assessoria, a interrupção, na terça-feira (11/09), dos serviços prestados pelo Siga Saúde de Camaçari, responsável pela marcação de consultas e exames via SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a rede – municipal, estadual e federal – ocorreu porque o sistema, informatizado, foi violado, e teria revelado  interesses eleitorais em favor do candidato a prefeito no Município, Maurício de Tude.

Em todo e qualquer comprovante de agendamento de consulta ou exame retirado apareciam frases com textos em que se fazia a propaganda eleitoral de Maurício de Tude. Tão logo constatou a violação, a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) suspendeu o funcionamento do Siga, enquanto técnicos do setor de tecnologia da informação faziam a limpeza do sistema, o que durou dois dias.

A prefeitura, através da Sesau, apresentou notícia crime na Polícia Federal, protocolada sob o número 08255.025307/2012-85. A PF está investigando o caso para identificar os responsáveis. Com a suspensão dos serviços do Siga, que durou 48 horas – só voltou a funcionar na manhã de quinta-feira (13/09) -, tempo em que foi feita a limpeza do sistema, mais de 4 mil pessoas foram prejudicadas pois ficaram impossibilitadas de marcar consultas e exames.

A violação do Siga, como ficou constatado nas apurações preliminares, foi feita por funcionário com acesso a senha ao sistema. A pessoa já foi identificada, mas o nome tem sido mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações da Polícia Federal.


A assessoria de Mauício de Tude recebeu com indignação a denúncia e afirmou que vai "acionar o setor jurídico para responder oficialmente as gravíssimas acusações".

Fotos: Gilberto Júnior// Bocão News









Nota originalmente publicada às 18h do dia 14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp