Política

Sandoval Guimarães antecipa parecer das contas de 2009

Imagem Sandoval Guimarães antecipa parecer das contas de 2009
"Se as irregularidades forem da mesma espécie, pode ter certeza que recomendarei a rejeição"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/09/2012, às 08h20   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão judicial que derrubou a liminar de João Henrique (PP), que suspendia a apreciação das contas do prefeito referentes ao ano de 2009, foi comemorada pelo vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal. Agora são dois os abacaxis que o chefe do Executivo tem que descascar na Casa Legislativa.

Mais do que isso. Sandoval Guimarães acredita que o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) irá novamente recomendar a rejeição das contas e, nesse caso, a apreciação do exercício financeiro de 2009 vai ser muito mais rápida do que o de 2010, graças à experiência e ao conhecimento adquirido com as contas do ano anterior.

“Precisei de 35 dias para avaliar todo o material e recomendar, em nome da Comissão, a rejeição das contas. Desta vez, se as irregularidades forem da mesma espécie, acredito que em cinco dias, no máximo 10, pode ter a certeza de que recomendarei novamente a rejeição das contas”, antecipou o peemedebista.

Após a avaliação dos conselheiros do TCM, as contas de 2009 seguem para a presidência da Câmara Municipal e, posteriormente, já desenganadas, para a apreciação do colegiado presidido por Sandoval.

Contas de 2010

O vereador peemedebista lamentou a escassez de sessões ordinárias na Câmara e a falta de uma assinatura no requerimento elaborado pela vereadora líder da bancada do oposição na Câmara, Vânia Galvão (PT), para dar celeridade ao processo de tramitação das contas de 2010 na Casa.

“É lamentável. Não temos tido nem quórum para apreciar uma questão tão importante quanto essa. Existe um ditado que diz ‘Dê honra a quem tem honra’. A honra, nesse momento, é rejeitar as contas do prefeito João Henrique”, declarou Sandoval.
Até agora assinaram o requerimento para a tramitação das contas de 2010 em regime de “urgência- urgentíssima”: Adriano Meireles (PR), Aladilce Souza (PCdoB), Alcindo da Anunciação (PT), Andrea Mendonça (PV), Henrique Carballal (PT), Gilmar Santiago (PT), Giovanni (PT), Marta Rodrigues (PT), Moisés Rocha (PT), Olívia Santana (PCdoB), Paulo Câmara (PSDB), Sandoval Guimarães (PMDB) e Vânia Galvão (PT).


Foto: Paulo Macedo// Bocão News
Nota originalmente publicada às 17h do dia 18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp