Política

Economista baiana na equipe de Dilma

Publicado em 13/12/2010, às 19h03   Redação Bocão News



A presidente eleita,Dilma Rousseff, quer fechar sua equipe de governo antes da diplomação, dia 17. Quer também, fechar  a cota de mulheres em cargos de primeiro escalão. Ela convidou a economista Maria Lúcia de Oliveira Falcón para o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Baiana de nascimento e residente em Sergipe há 18 anos, onde ocupa a secretaria estadual de Planejamento, Falcón tem o apoio dos governadores de Sergipe, Marcelo Deda (PT), e da Bahia, Jaques Wagner (PT).

Economista, Maria Lúcia integra uma família que teve forte atividade politica, com destaque para Peri e Gustavo Falcón que participaram, intensamente da resistência à ditadura na Bahia.

O principal concorrente de Falcón era o senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Na última semana, entretanto, Dilma fez o convite a Maria Lúcia.

A mudança de mãos do ministério não agradou a DS, corrente do PT que historicamente comanda a pasta nos governos Lula.

Além de Falcón, a socióloga gaúcha, residente na Bahia, Luiza Bairros, foi convidada por Dilma para ocupar a secretaria Nacional de Igualdade Racial. A socióloga é Secretaria da Promoção da Igualdade Racial do governo de JaquesWagner.  

Para fechar a equipe Dilma, que está em Porto Alegre para comemorar seu aniversário de 63 anos, a completar nesta terça-feira, vaí aguardar até a quarta-feira pela definição do deputado Ciro Gomes (PSB), convidado para voltar a ocupar a pasta da Integração Nacional.

Ciro já manifestou a intenção de ocupar um ministério com maior receita, como a Saúde. Caso Dilma aceite a sugestão do deputado cearense, a integração nacional deve ir para Fernando Bezerra, uma indicação do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

Além do PSB, que deve ficar com mais uma segunda pasta, apesar de pleitear uma terceira, Dilma precisa acertar o espaço de outros aliados, como o PDT e o PCdoB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp