Política

Prefeito será novato no cargo em no mínimo 8 capitais

Publicado em 30/09/2012, às 21h51   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

No mapa das capitais brasileiras, oito das mais importantes cidades do país assistem a prefeitos em busca da reeleição, enquanto em outros oito municípios um prefeito inédito será eleito pela população. Em outras 10 capitais, apesar de não haver tentativa de reeleição, ex-prefeitos tentam retomar o caminho das vitórias eleitorais para comandar novamente a administração local.

Entre as capitais cujos prefeitos tentam se manter no cargo, em Porto Alegre e Curitiba, vice-prefeitos eleitos em 2008 herdaram o cargo dos titulares, que deixaram o poder local para se lançarem a eleições para os governos estaduais. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, Paes e Lacerda, respectivamente, tentam repetir o feito de quatro anos atrás para emplacar mais uma vitória nas urnas.

Com relação às capitais que terão prefeitos inéditos, destacam-se Florianópolis, onde o atual prefeito Dario Berger (PMDB), por ter se reelegido em 2008, não pode concorrer, Fortaleza, cidade na qual Luizianne Lins (PT) vive a mesma situação do peemedebista, e Recife. Na capital pernambucana, por uma decisão do PT, o atual prefeito foi preterido da disputa e o nome que representa o partido é o senador Humberto Costa, que tenta assumir o Executivo pela primeira vez.

Cidades como São Paulo, Belém, Manaus, por sua vez, apesar de não terem concorrentes à reeleição, podem optar por candidatos que já tiveram a experiência de comandar a prefeitura em outras oportunidades. É o caso de José Serra (PSDB), na capital paulista, Edmilson Rodrigues (Psol), em Belém, e Serafim Côrrea (PSB) e Arthur Virgílio Neto (PSDB), na capital amazonense.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp